Logo Passei Direto
Buscar
Desde que foi verificada a primeira ocorrência de microplásticos no ambiente aquático, a quantidade dessas partículas nesse ambiente só vem aumentando, causando danos à vida subaquática. Em decorrência da preservação ambiental e de seres vivos marinhos, já existe um consenso entre diversos países sobre a necessidade de reduzir o descarte incorreto de plásticos no meio-ambiente. A partir de 2018, o Reino Unido proibiu a fabricação de cosméticos ou produtos de higiene que contenham microplásticos em sua composição. Os principais plásticos que geram essas contaminações são: polietileno (PE), poliestireno (PS), propileno (PP), polietileno tereftalato (PET), policloreto de vinila (PVC), poliamida (PÁ) e poliuretano (PU). De acordo com seus conhecimentos sobre polimeros, é correto afirmar que
a) F%CÍH é o monômero do propileno, que é um polímero de condensação.
b) HpeH≥ é o monômero do polietileno, que é um copolímero de adição.
c) H~~H é o monômero da poliamida, cuja nomenclatura é vinilbenzeno.
d) Hc=eH é o monômero do PVC, que está na composição dos tubos para encanamentos.
e) HpCH2 e %c=cfH são os monômeros que formam o polímero de condensação PET.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa em relação aos polímeros mencionados: a) F%CÍH é o monômero do propileno, que é um polímero de condensação. Essa afirmação está incorreta. O monômero do propileno é o propeno e o polipropileno é um polímero de adição, não de condensação. b) HpeH≥ é o monômero do polietileno, que é um copolímero de adição. Essa afirmação está incorreta. O monômero do polietileno é o etileno e o polietileno é um polímero de adição, não um copolímero. c) H~~H é o monômero da poliamida, cuja nomenclatura é vinilbenzeno. Essa afirmação está incorreta. O monômero da poliamida é o ácido adípico e a hexametilenodiamina, e a nomenclatura do vinilbenzeno não está relacionada à poliamida. d) Hc=eH é o monômero do PVC, que está na composição dos tubos para encanamentos. Essa afirmação está correta. O monômero do PVC é o cloreto de vinila, que é utilizado na fabricação de tubos para encanamentos. e) HpCH2 e %c=cfH são os monômeros que formam o polímero de condensação PET. Essa afirmação está incorreta. O monômero do PET é o ácido tereftálico e o etilenoglicol, não os mencionados na alternativa. Portanto, a alternativa correta é: d) Hc=eH é o monômero do PVC, que está na composição dos tubos para encanamentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as afirmacoes abaixo.

1. Os três textos assumem irrevogavelmente que toda e qualquer língua, inclusive a portuguesa, é homogênea e uniforme em seu uso nos diferentes países em que é empregada.
II. Pela leitura dos três textos, pode-se observar que a língua portuguesa é língua oficial unicamente em territórios brasileiros e portugueses.
III. Há principalmente nos dois primeiros textos a afirmação (mesmo que implícita) de que a língua e seu uso estabelecem reconhecimento e identidade de seus falantes, ao mesmo tempo em que marca diversidades.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação 1 está correta.
b) A afirmação II está correta.
c) A afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Assinale a alternativa correta.
a) Para (texto 1, linha 02) indica sentido de oposição no trecho em que figura.
b) E (texto 1, linha 04) marca noção de causalidade no trecho em que figura.
c) Ou seja (texto 1, linha 06) introduz correção no trecho em que figura.
d) Contudo (texto 1, linha 08) denota temporalidade no trecho em que figura.
e) Nenhuma das afirmacoes acima está correta.

Assinale a alternativa correta.
a) Da leitura do poema, chamam atenção os elementos indianistas, transformando Ismália em personagem semelhante à Iracema.
b) O poema é dos mais importantes do Trovadorismo brasileiro, pois reelabora a idealização servil das Cantigas de Amigo.
c) De influência romântico-simbolista, o poema é celebração da razão humana. Nesse sentido, Ismália é como uma personificação da racionalidade.
d) Isolada no alto da sua torre, de fortes tons simbólicos, a personagem Ismália pode ser interpretada como representação do egoísmo nacionalista.
e) Ao longo dos seus versos, o eu lírico narra o estado de loucura, e consequente falecimento, da personagem Ismália.

Assinale a alternativa correta.
a) A linguagem do poema é construída em jogo de contrastes entre elementos espaciais: ascensão e queda, céu e mar.
b) O despojamento da expressividade do poema, com a ausência de rimas e versos metrificados, é uma das mais relevantes características do poema.
c) Em termos da organização estrutural do poema, ele é classificado como um soneto, haja vista a presença de cinco estrofes em sua composição. A influência barroca do poema é visível na dificuldade vocabular e sintática, bem como no uso de imagens poéticas que remetem ao ouro e à prata.
d) Os versos As asas que Deus lhe deu/Ruflaram de par em par... (v. 17 e 18) comprovam a inexistência de uma dimensão espiritualizada no poema.

Leia as afirmações abaixo.
1. A grafia de cabellos, mui e espadoas é proposital, pois se trata de uma imitação, irónica, da ortografia de documentos históricos escritos na época do primeiro século de colonização europeia do território brasileiro.
II. Utilizando dicção sisuda, Oswald de Andrade escreveu o poema “As meninas da gare” como uma crítica social naturalista à condição da mulher brasileira no começo do século XX.
III. Os versos de “As meninas da gare” revelam a desconexão do poema de Oswald de Andrade com a sua futura carreira como um dos pilares do modernismo brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação 1 está correta.
b) A afirmação II está correta.
c) A afirmação III está correta.
d) Nenhuma das afirmações está correta.
e) Todas as afirmações estão corretas.

Leia as afirmações abaixo.
1. O poema é exaltação do trabalhador braçal brasileiro, mediante a representação do marinheiro, embora seja erroneamente considerado um poema de amor.
II. Cupido, importante deidade da Antiguidade Clássica, é citado no poema de maneira equivocada: não há relação desta personagem com a temática de “Pesca amorosa”.
III. O poema é construído em torno de metáforas que relacionam atributos da beleza feminina, dos relacionamentos e do amor, personificado na figura mítica do Cupido, com o ato de pescar no mar.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação 1 está correta.
b) A afirmação II está correta.
c) A afirmação III está correta.
d) Nenhuma das afirmações está correta.
e) Todas as afirmações estão corretas.

Based on the text, choose the INCORRECT alternative:

a) It was between two periods, the Ordovician and the Silurian periods, that the first mass extinction took place.
b) During the Ordovician and Silurian extinction, many large mammals died.
c) It was in the Devonian period that we could see the end of many sea species.
d) The Great Dying is another name for the Permian-Triassie extinetion.
e) More than 90% ofEarth’s species died during the Great Dying.

Choose the alternative that is equivalent in meaning to the sentence “By eliminating many large animais, this extinclion event cleared the way for dinosaurs toflourish.”

a) Dinousaurs killed many large animais to survive.
b) The large extinction of dinosaurs caused the birth of many flowers.
c) With the death of large dinosaurs, many of Earth’s surface was cleared.
d) Dinosaurs could only appear because large animais were extinct.
e) The extinction of dinosaurs was caused by large animal.

A respeito do processo eletroquímico envolvido na bateria chumbo-ácido é correto afirmar que
a) ocorre no eletrodo de Pb02 o processo de oxidação.
b) a fase líquida da bateria possui pouco efeito cáustico.
c) Pb(S) + H2S04 (aq) — PbSO4(S) + 2 H~(aq) + 2 e representa a reação anódica.
d) o estado de oxidação do chumbo no dióxido de chumbo é +2.
e) a densidade do eletrólito aumenta durante a descarga da bateria.

Analise a pirâmide ecológica a seguir.

a) representa o fluxo unidirecional de energia ao longo de uma cadeia alimentar.
b) é de número e possui 4 níveis tróficos representados.
c) indica a produtividade primária bruta dos níveis tróficos.
d) demonstra as relações ecológicas de amensalismo e mutualismo.
e) é de biomassa invertida com maior quantidade de energia em herbívoros.

Assinale a alternativa correta de acordo com a atual teoria evolutiva no que concerne ao surgimento das superbactérias.

a) O uso consciencioso dos vários tipos de antibióticos existentes selecionou positivamente as populações de bactérias resistentes, uma forma de seleção natural prejudicial à saúde de todos os organismos suscetíveis às infecções causadas por essas bactérias.
b) O uso indiscriminado dos vários tipos de antibióticos existentes selecionou negativamente as populações de bactérias resistentes, uma forma de seleção artificial não programada e prejudicial à saúde de todos os organismos suscetíveis às infecções causadas por essas bactérias.
c) O uso indiscriminado dos vários tipos de antibióticos existentes selecionou positivamente as populações de bactérias resistentes, uma forma de seleção natural programada e prejudicial à saúde de todos os organismos suscetíveis às infecções causadas por essas bactérias.
d) O uso consciencioso dos vários tipos de antibióticos existentes selecionou negativamente as populações de bactérias resistentes, uma forma de seleção natural programada e benéfica à saúde de todos os organismos suscetíveis às infecções causadas por essas bactérias.
e) O uso indiscriminado dos vários tipos de antibióticos existentes selecionou positivamente as populações de bactérias resistentes, uma forma de seleção artificial não programada e prejudicial à saúde de todos os organismos suscetíveis às infecções causadas por essas bactérias.

Em marsupiais nascem precocemente (cerca de ½ do desenvolvimento) e completam seu desenvolvimento dentro do marsúpio (os ½ de desenvolvimento restantes). Considerando a afirmação do texto quanto ao desenvolvimento dos filhotes de monotremados, placentários e marsupiais até estarem completamente formados, podemos afirmar que a maior parte dos nutrientes provém, primordial e respectivamente,
Do vitelo, da placenta e do leite materno.
a) Do vitelo, da placenta e da luz do sol.
b) Da fotossmntese, da placenta e das algas marinhas.
c) Do leite materno, do vitelo e da placenta.
d) Do vitelo, da placenta e do leite materno.
e) Da placenta, do vitelo e do marsúpio.

Segundo as pesquisas mais recentes, a nossa espécie (homo sapiens sapiens) surgiu no continente africano, há aproximadamente 300 mil anos. Do seu surgimento até o aparecimento da agricultura há 12 mil anos, os seres humanos que se espalharam pelo mundo se organizavam em tribos de caçadores e coletores. Assinale a alternativa que contém características de sociedades de caçadores e coletores anteriores ao aparecimento da agricultura.
Nomadismo, coletivismo, ausências de Estado, de propriedade privada e de divisão social do trabalho.
a) Nomadismo, coletivismo, ausências de Estado, de propriedade privada e de divisão social do trabalho.
b) Sedentayismo, trocas comerciais, divisão social do trabalho e o conhecimento de técnicas agrícolas rudimentares.
c) Nomadismo, pecuária, agricultura de subsistência e a utilização da escrita para alguns registros comerciais.
d) Nomadismo, escambo, técnicas de cerâmica e metalurgia, pecuária e agricultura de subsistência.
e) Pecuária, sedentarismo, caça de pequenos animais e coletas de frutos, atividades comerciais e escrita rudimentar.