Logo Passei Direto
Buscar
Ser homem, branco, rico, heterossexual, ter o sotaque paulistano, ser universitário, entre outras marcas identitárias, faz o indivíduo ocupar graus mais elevados na hierarquia social, e gozar de certos privilégios. Isso nos permite afirmar que: I – O grupo de pessoas que se encaixa nesse conjunto de identidades goza de certas vantagens, de certos privilégios, em nossa sociedade. II – Pessoas que não se encaixam ou que se encaixam apenas parcialmente nessas identidades, que se constituem eixos de poder, têm de enfrentar cotidianamente a luta pela afirmação de sua identidade. III – Esse processo de identificação e diferenciação hierarquiza as pessoas e os diferentes grupos sociais, fazendo com que aqueles que seguem os comportamentos padronizados e estabelecidos como normais, corretos, desejáveis, sejam considerados superiores, enquanto os diferentes tendem a ser considerados inferiores, anormais, indesejáveis. Assinale a alternativa CORRETA:

A) As afirmações I e II estão corretas.
B) Todas as afirmações estão corretas.
C) As afirmações II e III estão corretas.
D) Apenas a afirmação I está correta.
E) As afirmações I e III estão corretas.
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – O grupo de pessoas que se encaixa nesse conjunto de identidades goza de certas vantagens, de certos privilégios, em nossa sociedade. Verdadeiro, pessoas que possuem essas características geralmente ocupam posições mais privilegiadas na hierarquia social e desfrutam de benefícios e privilégios em comparação com aqueles que não se enquadram nesse conjunto de identidades. II – Pessoas que não se encaixam ou que se encaixam apenas parcialmente nessas identidades, que se constituem eixos de poder, têm de enfrentar cotidianamente a luta pela afirmação de sua identidade. Verdadeiro, indivíduos que não se enquadram nesse conjunto de identidades muitas vezes enfrentam desafios e discriminação devido à não conformidade com os padrões estabelecidos pela sociedade. III – Esse processo de identificação e diferenciação hierarquiza as pessoas e os diferentes grupos sociais, fazendo com que aqueles que seguem os comportamentos padronizados e estabelecidos como normais, corretos, desejáveis, sejam considerados superiores, enquanto os diferentes tendem a ser considerados inferiores, anormais, indesejáveis. Verdadeiro, esse processo de hierarquização social baseado em identidades e padrões estabelecidos leva à marginalização e discriminação daqueles que não se enquadram nos padrões dominantes. Portanto, as afirmativas I, II e III estão corretas. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: B) Todas as afirmações estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cada sociedade, em cada tempo histórico, tem estabelecido pelas forças políticas atuantes num modelo cultural de corpo e de gestualidade. Mas não se cria apenas um modelo de corpo e de gestualidade, mas vários, que são específicos para diferentes grupos sociais. Há um modelo para os homens, outro para as mulheres, tanto de corpo como de gestualidade, e esse modelo de gestualidade acaba definindo também as pessoas heterossexuais, marcando negativamente os indivíduos que fogem a esse modelo. A partir deste entendimento, de acordo com o texto estudado, é correto afirmar que: I – Embora diferentes sociedades, com diferentes valores, se desenvolveram ao longo da história humana, é possível perceber que não há mudanças no que se refere às questões do corpo. Por exemplo, a mulher magra sempre foi modelo de beleza, desde as sociedades mais primitivas e certamente continuarão sendo nas sociedades futuras; II - O corpo pode ser visto como o local em que se dá a ação do poder, a fim de estabelecer o controle social sobre os indivíduos. Dessa maneira, os corpos não trazem as marcas da natureza, mas sim da cultura; III – Controlar o corpo é controlar o indivíduo e esta sempre foi uma importante forma de controle social. A amputação de mãos, praticadas em certos países, como punição àquele que roubou, é um bom exemplo disso.

A) As afirmações II e III estão corretas.
B) As afirmações I e II estão corretas.
C) Apenas a afirmação I está correta.
D) Apenas a afirmação II está correta.
E) Todas as afirmações estão corretas.

A imposição cultural promovida pelo processo de globalização não ocorre de maneira direta, passiva. Ao contrário, ocorre sempre num clima de resistência, quer dizer, as pessoas que vivem em São Paulo, por exemplo, acabam por produzir uma cultura mista, que não é aquela nova iorquina, e nem a antiga cultura paulista, mas um mix delas, ou seja, uma cultura híbrida. Esse mix, ou hibridismo, também não é homogêneo. Assim, com base nas discussões trazidas pelo texto, podemos afirmar: I – Em certas regiões da cidade de São Paulo, como nos jardins, por exemplo, talvez seja mais marcante a influência estadunidense de seu grupo hegemônico, da cultura branca, rica; enquanto que em regiões mais populares haja uma menor penetração dessa cultura, sobressaindo a influência da cultura da resistência norte-americana, dos guetos, da cultura negra, como a do basquetebol e da cultura do hip-hop. II – Nos processos de globalização, há uma progressiva segregação espacial, que separa e exclui. Mas a opressão pela homogeneização não ocorre sem que haja um movimento de resistência. Há grupos neotribais, outros fundamentalistas, que procuram se defender na ponta dos efeitos da globalização, desse caráter homogeneizante, e são tão legítimos como aqueles que vivem a “hibridização”, a mistura, de cultura local com a globalizada. III – O atual modelo de globalização garante a liberdade de movimento dos grandes centros produtores de sentidos e significados, portanto, de cultura, que dão um novo verniz às tradicionais distinções que podem ser observadas entre ricos e pobres, sedentários e nômades, normais e anormais, que são aqueles que se encontram à margem das Leis e da Sociedade. Assinale a alternativa CORRETA:

A) As afirmações I e III estão corretas.
B) Nenhuma das afirmações está correta.
C) As afirmações I e II estão corretas.
D) Apenas a afirmação II está correta.
E) Todas as afirmações estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina