Buscar

Por que a análise SWOT é considerada tão importante?

Eu entendo ela, mas não consigo entender a importância/relevância dela...

💡 4 Respostas

User badge image

João Guilherme

SWOT (Strengths Weaknesses Opportunities Threats) ou FOFA (Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças) é importante porque você consegue passar informações muito importantes em pouquíssimo espaço. Quanto mais simples, melhor. 

Em uma tabela de 4 quadrantes, você consegue ver os pontos positivios e negativos do mercado (Oportunidades e Ameaças), assim como os pontos negativos e positivos da empresa (Forças e Fraquezas).

Só fazer a SWOT não é suficiente. Temos que ver se as nossas fraquezas estão nos impedindo de aproveiar as oportunidades, se nossas forças nos ajudam a suportar as ameaças, etc. Ou seja, fazer uma comparação entre todos os 4 elementos.

3
Dislike0
User badge image

alan silva

Porque é à partir dessa ferramente que podemos avaliar "o todo" da organização. Pois a análise de SWOT considera toda a estrututa tangível e não tangível. É importante considerar que para um alcance real da situação da organização, essa análise não pode ser realizada de modo impiraca, no achismo, a mesma, deve ser levanda a um patamar que produza a real situação da empresa. Assim, pode-se avaliar eficazmnete o que a empresa deseja antes de inciar a sua atuação, o que a empresa é hoje, desse modo, fazer uma avaliação para traçar caminhos para alcançar o seu objetivo. 

A análise de SWOT quando realizada deve ser considerada todas as partes interessadas da organização, exemplo: uma clínica de beleza e um hotem, deve considerar a opinião/sugetsão dos seus clientes.  O que eles encontram nos serviços prestado suprem suas necessidades, o que eles (clientes) esperam da mesma, o que eles gostariam de encontrar na empresa. Já uma empresa que atua com clientes diretos e indiretos devem realizar uma pesquisa com ambos, de modo mais abrangente, para responder aos questionamentos que a organização precisa para conhecer e avaliação a sua situação interno e externo no mercado de atuação.

2
Dislike0
User badge image

Maria Cipriani

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas como parte do plano de marketing ou do plano de negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). 

A idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. 

Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais