Buscar

Qual é mais confiável: uma fonte primária ou uma fonte secundária?

Sempre tive essa dúvida e conto com os alunos de história para me ajudar.

💡 20 Respostas

User badge image

Ricardo Mesquita

A minha resposta é: depende da fonte. 

Uma fonte primária como uma gravação em vídeo pode ser altamente confiável. Porém, um relato de uma testemunha pode ser manipulado ou distorcido. Se a sua fonte primária não tiver parcialidade e/ou um "viés humano", ela tende a ser a fonte mais confiável. 

9
Dislike3
User badge image

Joice Ribeiro

Uma fonte Primária pois este tipo de fonte foi criado no tempo em que se estuda, por uma fonte autoridade, geralmente uma com conhecimento pessoal direto dos eventos descritos. Serve como fonte original da informaçãosobre o tópico.

5
Dislike1
User badge image

Raphael Pires

Penso que nenhuma das duas é inteiramente confiável, pois ambas são uma construção da subjetividade do próprio Historiador. Pense, por exemplo, que há alguns séculos o Vaticano tinha um território muito maior do que tem hoje, fruto de um documento falsificado. Se você usar esse documento como fonte, apenas porque ele é de época e sem considerar suas idiossincrasias, fará uma análise errada. O professor Paulo Oneto tem uma discussão muito interessante, baseado na filosofia de Cassirer, que dialoga com essa questão que estamos debatendo aqui.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais