As mudanças tecnológicas – biotecnologia, tecnologias industriais mais limpas – poderiam garantir a sustentabilidade da biosfera ou seriam necessárias mudanças mais fundamentais, como padrões de vida mais baixos nos países industrializados?
Marcio Schiavinato
Há mais de um mês
De fato as tecnologias mais novas possuem características que diminuem o impacto na utilização dos recursos naturais, mas o fato de "diminuir" o impacto ambiental não garante a sustentabilidade da biosfera. Pois a sustentabilidade depende mais de uma mudança de consciência de nós mesmos do que dos avanços tecnológicos que as industrias podem prover. Até porque, mantido o atual quadro de agressão à biosfera, necessitaríamos de tecnologias que REVERTESSEM essa agressão e não tecnologias que simplesmente diminuam a agressão! Em outras palavras, necessitamos sim de avanços tecnológicos, mas esses não são suficientes sem uma decisiva participação de todos. A sustentabilidade da biosfera depende de uma mudança mais profunda do ser humano
Felipe Cerqueira
Há mais de um mês
Atualmente, com o alto e elevando indíce de tecnologia nos paises, é dificil falar que só exitas apenas uma " tecnologia mais limpa" que possa garantir maior sustentabilidade de uma biosfera, portanto, não há como dizer a partir somente das tecnologias em si, porque se pararmos para idealizar, toda tecnologia é nula se não existir o trabalho humano. Caso um ser humano obtiver tal ferramenta e não saber usa-la e usar de maneira descontrolada, ele estará fazendo um mal uso da ferramenta e consequenteme irá degradar o meio ambiente da mesma forma que diversas empresas que não possuem seus métodos e metódos eficientes para fiscalizar e conservar a biosfera. Porém, é importante deixar claro que se o "operador tecnológico" da empresa for tão competente quanto as tais tecnologias consideradas mais limpas por meio de energias sustentáveis (Energia eólica, proveniente do vento; Energia Solar, proveniente do sol;), então podemos dizer que a resposta é sim, e as tecnologias industriais mais limpas a base de energias sustentáveis podem, sim, vir a garantir uma melhora significativa na preservação da Biosfera.
Jean Santana
Há mais de um mês
Concordo com o Felipe e complementando a resposta dele, as tecnologias mais limpas possuem capacidade de preservar a biosfera, no entanto vai depender bastante da ação humana, mas não seriam necessários padrões de vida mais baixos nos países industrializados, mas sim, padrões de vida mais conscientes.
A conscientização do que a biosfera representa e qual a importancia da sua preservação, são imprescindíveis para a sustentabilidade, independente de tecnologia.