Logo Passei Direto
Buscar
31 - A hemostasia é um conjunto de processos que tem grande importância para o corpo, principalmente em situações de hemorragias, procedimentos cirúrgicos, entre outros. Esse procedimento pode ser dividido didaticamente em primário e secundário, sobre essa classificação é correto afirmar:

a. A hemostasia primária é quando ocorre a agregação plaquetária no local da lesão vascular, a secundária envolve uma série de reações químicas e os fatores de coagulação.
b. A hemostasia primária inicia-se após a liberação dos fatores de coagulação que ativam as plaquetas que são as únicas responsáveis pela coagulação do sangue e efetivação da hemostasia.
c. Para a hemostasia ser eficaz só é necessário que haja a fase primária de agregação das plaquetas, já que os fatores de coagulação não atuam de forma direta no processo de coagulação.
d. Tanto a hemostasia primária quanto a secundária estão relacionadas à ativação de plaquetas e sua agregação e à liberação de fatores de coagulação a partir dessas células aderidas.
e. Não podemos dividir a hemostasia em primária e secundária, pois esse processo ocorre de forma simultânea após a lesão dos vasos sanguíneas, não havendo distinção entre as etapas.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas sobre a hemostasia: a) A hemostasia primária é quando ocorre a agregação plaquetária no local da lesão vascular, a secundária envolve uma série de reações químicas e os fatores de coagulação. - Esta afirmação está correta, pois descreve bem as fases da hemostasia. b) A hemostasia primária inicia-se após a liberação dos fatores de coagulação que ativam as plaquetas que são as únicas responsáveis pela coagulação do sangue e efetivação da hemostasia. - Esta afirmação é incorreta, pois a hemostasia primária ocorre antes da ativação dos fatores de coagulação. c) Para a hemostasia ser eficaz só é necessário que haja a fase primária de agregação das plaquetas, já que os fatores de coagulação não atuam de forma direta no processo de coagulação. - Esta afirmação é falsa, pois a hemostasia secundária é crucial e envolve os fatores de coagulação. d) Tanto a hemostasia primária quanto a secundária estão relacionadas à ativação de plaquetas e sua agregação e à liberação de fatores de coagulação a partir dessas células aderidas. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é tão precisa quanto a alternativa (a). e) Não podemos dividir a hemostasia em primária e secundária, pois esse processo ocorre de forma simultânea após a lesão dos vasos sanguíneos, não havendo distinção entre as etapas. - Esta afirmação é incorreta, pois a hemostasia é didaticamente dividida em primária e secundária. A alternativa correta é: a) A hemostasia primária é quando ocorre a agregação plaquetária no local da lesão vascular, a secundária envolve uma série de reações químicas e os fatores de coagulação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5 - As rotinas de análises laboratoriais feitas pelos profissionais especializados na área examinam um único e absoluto fator: o sangue e seus componentes. Portanto, é por meio dessas análises que desvendamos as patologias e condições clínicas que podem alterar a saúde de muitas pessoas em relação às suas condições hematológicas. Assinale a alternativa que compreenda as principais fases no processamento de amostras para exames laboratoriais.

a) Fase pré-analítica, na qual se tem a validação do método e, posteriormente, controle de qualidade e determinação de resultado da análise; fase analítica, que engloba as atividades realizadas antes do procedimento analítico propriamente dito; e fase pós-analítica, na qual se gera o resultado analítico, entregando o laudo ao paciente.
b) Fase pré-analítica, que engloba as atividades realizadas antes do procedimento analítico propriamente dito; fase analítica, na qual se tem a validação do método e, posteriormente, controle de qualidade e determinação de resultado da análise; e fase pós-analítica, na qual se gera o resultado analítico como um produto das análises, entregando o laudo ao paciente.
c) Fase pré-analítica, na qual se gera o resultado analítico; fase analítica, que engloba as atividades realizadas antes do procedimento analítico propriamente dito; e fase pós-analítica, na qual se tem a validação do método e, posteriormente, controle de qualidade e determinação de resultado da análise.
d) Fase pré-analítica, na qual se tem controle de qualidade da análise; fase analítica, na qual se tem a validação do método e, posteriormente, um segundo controle de qualidade dos testes realizados; e fase pós-analítica, na qual se gera o resultado analítico, porém sem, ainda, entregar o laudo ao paciente.
e) Fase pré-analítica, na qual já vai estar validado o sistema analítico; fase analítica, na qual se tem a determinação de resultado da análise; e fase pós-analítica, na qual se gera o resultado analítico como um produto das análises, entregando o laudo ao paciente.

Mais conteúdos dessa disciplina