Logo Passei Direto
Buscar
O brincar tem papel fundamental no desenvolvimento da linguagem infantil. Isso se dá porque: a. durante a brincadeira, as crianças sentem prazer e este é primordial para o desenvolvimento da linguagem infantil. b. durante a brincadeira, as crianças, no faz de conta, fazem aquilo que o seu corpo e sua linguagem ainda não sustentam, fixando-se no presente. c. durante a brincadeira, as crianças elaboram e projetam suas frustrações, desejos e visões de mundo, assim como são instigadas à criação, à sociabilidade e à comunicação abundante. d. durante a brincadeira, as crianças traduzem diretamente as experiências vividas ou os seus desejos, “como se fosse um espelho do psiquismo”. e. durante a brincadeira com brinquedos eletrônicos, as crianças desenvolvem mais e melhor a linguagem quando em comparação com a brincadeira com livros ou brinquedos tradicionais.
User badge image
Jose Nunes Araujo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender o papel do brincar no desenvolvimento da linguagem infantil, é importante considerar como as brincadeiras contribuem para a comunicação, a expressão de sentimentos e a interação social. Analisando as alternativas: a) Durante a brincadeira, as crianças sentem prazer e este é primordial para o desenvolvimento da linguagem infantil. - Embora o prazer seja importante, não abrange todos os aspectos do desenvolvimento da linguagem. b) Durante a brincadeira, as crianças, no faz de conta, fazem aquilo que o seu corpo e sua linguagem ainda não sustentam, fixando-se no presente. - Essa opção não destaca a importância da comunicação e da interação. c) Durante a brincadeira, as crianças elaboram e projetam suas frustrações, desejos e visões de mundo, assim como são instigadas à criação, à sociabilidade e à comunicação abundante. - Esta alternativa aborda de forma abrangente como a brincadeira estimula a linguagem e a interação social. d) Durante a brincadeira, as crianças traduzem diretamente as experiências vividas ou os seus desejos, “como se fosse um espelho do psiquismo”. - Embora relevante, não enfatiza a comunicação e a sociabilidade. e) Durante a brincadeira com brinquedos eletrônicos, as crianças desenvolvem mais e melhor a linguagem quando em comparação com a brincadeira com livros ou brinquedos tradicionais. - Essa afirmação é controversa e não é amplamente aceita. A alternativa que melhor reflete o papel fundamental do brincar no desenvolvimento da linguagem infantil é: c) durante a brincadeira, as crianças elaboram e projetam suas frustrações, desejos e visões de mundo, assim como são instigadas à criação, à sociabilidade e à comunicação abundante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Por que, diferente do lazer, a recreação não precisa, necessariamente, ser praticada no tempo livre ou no período do não trabalho?
A) Porque, diferente do lazer, a recreação é uma prática estruturada por uma terceira pessoa, não necessariamente trazendo desenvolvimento para quem a pratica.
B) Porque, diferentemente do lazer, a recreação é oferecida como meio de entretenimento; sendo assim, não é uma busca gratuita por prazer.
C) Porque atividades de recreação são capazes de desenvolver o indivíduo socialmente para além da prática.
D) Porque pode se explorar aspectos criativos do indivíduo para resolução de problemas de forma subjetiva em um momento de ensino-aprendizagem de forma lúdica.
E) Porque a recreação é uma prática sistematizada, que atua como auxiliar de outras atividades maiores, que podem compreender mais que o tempo livre.

Em determinado período, o lazer começou a ser oferecido em larga escala. O que contribuiu para que esse fenômeno ocorresse? a. O preenchimento de uma lacuna de mercado que sempre existiu, porém era ocupada pela prática do ócio, que começou a perder espaço devido à santificação do trabalho que era considerado a essência do homem. b. A formação do binômio trabalho/lazer, que alçou a primeiro plano a preocupação com as ocupações do tempo livre por parte dos trabalhadores c. A visão de mercado de profissionais liberais que perceberam que as pessoas precisavam de atividades para ocupar o tempo livre. d. As empresas que começaram a investir no bem estar dos seus funcionários, visando à recuperação do corpo e entendendo que isso beneficiava a produção. e. O aumento do tempo livre da população, que começou a buscar formas de ocupar esse tempo com entretenimento, de forma consciente e com algum significado.

Entre as possibilidades de praticar atividades recreativas, existem aquelas que são realizadas na natureza. Entretanto, muitas das atividades executadas nesses espaços necessitam de alguns recursos. Assinale a alternativa que apresenta algumas características das atividades recreativas na natureza.
A) As atividades recreativas na natureza são desenvolvidas no interior dos prédios empresariais, como forma de reduzir o estresse relacionado ao trabalho.
B) As atividades recreativas na natureza geralmente são realizadas no interior de escolas, sendo ministradas por professores de Educação Física.
C) As atividades recreativas na natureza, muitas vezes, necessitam de conhecimento técnico prévio e de recursos materiais específicos.
D) As atividades recreativas na natureza, por não apresentarem riscos ao praticante, dispensam a presença de profissionais qualificados para orientá-las.
E) As atividades na natureza surgiram com o avanço das mídias sociais digitais.

Os conceitos de lazer e recreação são muito próximos, embora eles se diferenciem em alguns pontos. Assinale a alternativa que demonstra o público-alvo das atividades recreativas em geral:
A) A recreação só tem como público os jovens escolares.
B) A recreação pode ser definida como aquelas atividades que são avessas à vontade do praticante, sendo desenvolvidas em escolas.
C) A recreação está associada somente àquelas atividades desenvolvidas em parques e praças.
D) A recreação, ainda que esteja muito associada à infância, é desenvolvida com pessoas de todas as idades.
E) A recreação não pode ser desenvolvida por trabalhadores, visto que nos espaços laborais o divertimento e o entretenimento são avessos às suas finalidades.

No Brasil, algumas iniciativas visavam a transformar os espaços públicos em locais que possibilitassem as práticas de lazer e recreação. Assinale a alternativa que aponta uma dessas iniciativas que ganhou destaque na década de 1920:
A) A década de 1920 foi um período marcado por transformações tecnológicas digitais. Entre elas, a ampliação de espaços de lazer e recreação na sociedade.
B) O grande avanço no lazer e na recreação dependeu da vinda de imigrantes estrangeiros, que criaram espaços com essas finalidades.
C) O poder público nunca atuou promovendo espaços que visassem a atividades de lazer e recreação.
D) No Brasil, as primeiras iniciativas de recreação e lazer foram implementadas por meio da construção de playgrounds por imigrantes norte-americanos no interior das unidades de ensino.
E) Um dos importantes marcos na recreação de lazer em espaços públicos foi a contribuição do professor Frederico Guilherme Gaelzer, que transformou parques e praças em locais de lazer e recreação com equipamentos improvisados.

No âmbito das mídias digitais no interior das unidades escolares, essas têm mostrado algumas modificações na cultura do brincar das crianças. Assinale a alternativa que apresenta um dos grandes desafios encontrados por professores e demais profissionais da educação.
A) O avanço das mídias digitais tem modificado o interesse dos jovens estudantes. Com isso, embora jogos digitais possibilitem uma melhora nas habilidades cognitivas, os jogos e as brincadeiras tradicionais, pautados pelo movimento, têm perdido espaço na cultura do brincar.
B) Uma das grandes preocupações no âmbito da recreação digital é que as mídias digitais pouco acrescentam ao aprendizado de escolares, sendo desnecessárias no contexto escolar.
C) A recreação escolar e a aprendizagem são avessas às possibilidades promovidas pelas mídias digitais. Assim, o grande desafio é no sentido de convencer os jovens de que as mídias digitais apenas trazem prejuízo ao desenvolvimento humano.
D) O grande desafio por parte dos profissionais ligados à educação é a inserção de jovens e adolescentes no mundo digital, uma vez que ela ainda é pouco popular entre os brasileiros.
E) Os avanços tecnológicos ainda não encontraram uma forma de aliar jogos ao movimento humano, sendo o desenvolvimento desses aplicativos o maior compromisso da educação contemporânea.

As mídias digitais trouxeram algumas possibilidades e mudanças no campo da recreação e lazer. Assinale a alternativa que apresenta uma das mudanças promovidas com o avanço do acesso popularizado das mídias digitais.
A) As mídias digitais apresentam uma nova forma de buscar e desenvolver atividades recreativas que antes eram predominantemente desenvolvidas em espaços coletivos.
B) A implantação de mídias digitais reduziu a divulgação de publicidade e propaganda no campo da recreação, dificultando o acesso dos praticantes a essas informações.
C) O avanço das mídias digitais impossibilitou o encontro de pessoas que partilham dos mesmos interesses em atividades com o objetivo de entretenimento e de divertimento.
D) O avanço das mídias digitais ocasionou o desenvolvimento de novas formas de entretenimento, como jogos caracterizados pela falta de conexão entre os diversos sujeitos.
E) O acesso às mídias digitais ainda é muito restrito e limitado às classes que detêm grande poder econômico. Em função disso, poucas mudanças ocorreram no Brasil, tendo em vista que o país está bastante atrasado em relação ao acesso à internet.

Mais conteúdos dessa disciplina