Logo Passei Direto
Buscar

Qual dos países da antiguidade possuía um desenvolvimento sanitário de engenharia bastante complexo? Alemãs Chineses Romanos Japonês Americanos

User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os Romanos possuíam um desenvolvimento sanitário de engenharia bastante complexo na antiguidade. Eles construíram aquedutos, sistemas de esgoto e banhos públicos, que eram avançados para a época.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se pudéssemos ver uma bacia hidrográfica, ela seria parecida com uma folha de árvore. O que na folha são as nervuras, na bacia hidrográfica corresponderiam ao rio principal e seus afluentes. Define-se como conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. É o mesmo que bacia de drenagem e bacia fluvial.
Em relação as assertivas I, II, III assinale a alternativa correta:
I- Comitê de bacia hidrográfica (CBH) significa o fórum em que um grupo de pessoas se reúne para discutir sobre um interesse comum ¿ o uso d¿água na bacia. Os Comitês de Bacia hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988.
II- O ponto mais alto de uma bacia hidrográfica que a separa de uma bacia adjacente é chamado de interfúvio, também chamada de divisor de águas.
III- Da parte infiltrada no solo, uma parcela escoa para os leitos dos rios através das vertentes, outra parcela é evaporada por meio da evapotranspiração da vegetação e outra é armazenada no subsolo compondo os aquíferos subterrâneos.
Nenhuma assertiva é verdadeira.
Apenas as assertivas II e III são verdadeiras.
Todas as assertivas são verdadeiras.
Apenas a assertiva I é verdadeira.
Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

Um dos objetivos do enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes, conforme a Política Nacional dos Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, é:
Qual é o objetivo do enquadramento dos corpos de água em classes?
aumentar o valor a ser cobrado pelo consumo de água considerado exagerado.
incentivar o manejo sustentável de espécies da ictiofauna.
priorizar a construção de reservatórios artificiais de água para o abastecimento público.
coibir sistematicamente a pesca ilegal.
diminuir os custos de combate e controle da poluição das águas, por meio de ações preventivas permanentes.

Qual ou quais são os estados físicos da água no ciclo hidrológico?
líquido ou gasoso ou sólido
líquido ou sólido
gasoso
líquido
líquido ou gasoso

Os mananciais naturais de água, passíveis de aproveitamento para fins de abastecimento público, podem ser classificados em dois grandes grupos, Manancial Subterrâneo e Manancial Superficial: Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto:
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto:
Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo aflorar à superfície (nascentes, fontes, etc.), ou ser elevada artificialmente através de obras de captação (poços rasos profundos, galerias de infiltração).
Manancial Subterrâneo: As reservas de água subterrânea provêm somente de lençol d¿água.
Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo ser elevada artificialmente somente através de obras de captação (poços rasos profundos, galerias de infiltração).
Manancial Subterrâneo: As reservas de água subterrânea provêm somente de aqüíferos.
Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo somente aflorar à superfície (nascentes, fontes, etc.).

A água encontra-se disponível na natureza sob várias estados, sendo uma das substâncias mais comuns existentes na natureza e cobrindo cerca de 70% da superfície do planeta. É encontrada principalmente no estado líquido, constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Um dos fenômeno que está relacionado á modificação do estado líquido para o gasoso da água, e, também relacionado ao Ciclo da Água é denominado de:
Infiltração.
Condensação.
Escoamento.
Evapotranspiração.
Sublimação.

É correto afirmar que o percentual de água doce disponível em rios e lagos do planeta equivale a :
0,02 % do total de água.
97,2 % do total de água.
79,2 % do total de água.
27,2 % do total de água.
0,96 % do total de água.

São constituintes de uma bacia hidrográfica, exceto
Qual dos seguintes não é um constituinte de uma bacia hidrográfica?
Afluente
Córregos
Nascente
Mangues
Rio

A Terra é um planeta quase todo coberto por água, uma imensa massa líquida, a hidrosfera, que compreende os oceanos, os mares e as águas continentais.
Em relação aos parâmetros físicos e organolépticos para avaliação da qualidade da água para abastecimento é correto afirmar:
Os principais parâmetros a serem avaliados são o pH, alcalinidade e dureza, concentração de ferro e manganês, cloretos, fluoretos, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO).
São monitorados os diversos tipos de organismos patogênicos que estão presentes na água, tais como bactérias, vírus, algas, protozoários e nematelmintos, os quais podem transmitir doenças.
As principais características avaliadas são a turbidez, cor, temperatura, sabor, odor, condutividade elétrica e sólidos suspensos totais.
Pode-se monitorar as características da água por meio das radiações alfa, beta e gama.
A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a demanda química de oxigênio (DQO) de uma água são parâmetros indiretos da presença de matéria orgânica.

Mais conteúdos dessa disciplina