O que significa "sentença homologatória - acordo em audiência"

O que significa "sentença homologatória - acordo em audiência"?

Esta informação está nas movimentações de um processo. O processo está arquivado, mas nas movimentações consta esta informação. A parte envolvida afirma que não compareceu na audiência e não houve acordo.

@DIREITO PROCESSUAL CIVIL II UFRJ

4 resposta(s)

  • Paulo Oliveira

    Como foi dito logo acima, porém nesses casos como a parte envolvida afirma que não compareceu na audiência e não houve acordo, podera ser necessário rescindi-la. Como se trata de procedimento contencioso a via processual adequada seria através de ação rescisória. Conforme as lições de NELSON ALTEMANI, GALENO LACERDA e THEODORO JÚNIOR

  • Raphael Barreto

    Trata-se da atribuição de eficácia executiva ao ato judicial que homologa o negócio celebrado pelas partes do processo como meio de autocomposição do conflito de interesses entre elas.

    Depois de constituída a relação processual, o acordo feito pelas partes diante do juiz é tido como obrigatório. E esse acordo é sancionado pelo juiz.

    Te indico o livro "Lições de Direito Processual Civil" do Alexandre Freitas Câmara (Vol. II - Editora Lumen Juris). 

  • Lucas Rafael Martins

    Bruna, uma das parte pode ter atendido as pretensões da outra e o advogado deve ter aceitado ou mesmo dado simples ciente da manifestação, o que foi tido por concordância expressa pelo juizo. Não tem jeito, terá que solicitar vista do processo para compreender o que ocorreu, e dependendo interpor recurso contra a sentença. 

  • Andre Luiz Rocha Machado Machado

    Na minha opinião sentença homologatória é aquela que convalida uma decisão judicial, em especial, no Juizado Especial, quando a sentença de primeiro grau é prolatada por juizes leigos. Todavia, nos processos de jurisdição voluntária a convalidação do ato sentencial, trata-se de sentença homologatória.  Ex. Em divórcios consensuais e outros !...

     

    Andre-machado99@hotmail.com.

Carregar mais