Buscar

O que significa "sentença homologatória - acordo em audiência"?

Esta informação está nas movimentações de um processo. O processo está arquivado, mas nas movimentações consta esta informação. A parte envolvida afirma que não compareceu na audiência e não houve acordo.

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Como foi dito logo acima, porém nesses casos como a parte envolvida afirma que não compareceu na audiência e não houve acordo, podera ser necessário rescindi-la. Como se trata de procedimento contencioso a via processual adequada seria através de ação rescisória. Conforme as lições de NELSON ALTEMANI, GALENO LACERDA e THEODORO JÚNIOR

8
Dislike0
User badge image

Raphael Barreto

Trata-se da atribuição de eficácia executiva ao ato judicial que homologa o negócio celebrado pelas partes do processo como meio de autocomposição do conflito de interesses entre elas.

Depois de constituída a relação processual, o acordo feito pelas partes diante do juiz é tido como obrigatório. E esse acordo é sancionado pelo juiz.

Te indico o livro "Lições de Direito Processual Civil" do Alexandre Freitas Câmara (Vol. II - Editora Lumen Juris). 

6
Dislike2
User badge image

Lucas Rafael Martins

Bruna, uma das parte pode ter atendido as pretensões da outra e o advogado deve ter aceitado ou mesmo dado simples ciente da manifestação, o que foi tido por concordância expressa pelo juizo. Não tem jeito, terá que solicitar vista do processo para compreender o que ocorreu, e dependendo interpor recurso contra a sentença. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais