Ed
há 12 meses
Vamos analisar as alternativas com base na cláusula apresentada. A cláusula diz que a cessão de quotas depende do consentimento prévio dos demais sócios, o que implica que há uma restrição à transferência de quotas. Agora, vamos avaliar cada alternativa: A) Nula, porque os sócios podem dispor livremente no contrato social acerca da cessão de quotas, tanto entre si quanto a terceiros. Incorreta. A cláusula é válida e impõe restrições. B) Ineficaz apenas em relação aos sócios não anuentes, sendo plenamente eficaz em relação a terceiros e à sociedade. Incorreta. A cláusula é eficaz em relação a todos, não apenas aos sócios não anuentes. C) Válida, porque os sócios não podem transferir livremente suas quotas nem entre si ou a terceiros sem o consentimento dos demais sócios. Correta. A cláusula é válida e reflete a necessidade de consentimento. D) Válida apenas quanto à cessão a outro sócio, é nula quanto à cessão a terceiros, porque não há restrições entre sócios. Incorreta. A cláusula se aplica a ambos os casos, não sendo nula para a cessão a terceiros. Portanto, a alternativa correta é: C) Válida, porque os sócios não podem transferir livremente suas quotas nem entre si ou a terceiros sem o consentimento dos demais sócios.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Mais perguntas desse material
Um advogado é procurado por uma cliente que deseja informações sobre as regras de convocação, instalação, funcionamento e quórum de assembleias de cooperativas. Ao verificar os dispositivos do Código Civil do Capítulo referentes a esse tipo societário, não são encontradas normas sobre o tema. Assim sendo, o advogado deverá consultar:
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades anônimas.
As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades limitadas.
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às associações.
As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71.
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades simples.