Logo Passei Direto
Buscar
Sobre determinadas palavras do texto, avalie as afirmacoes que seguem: I. As palavras ‘eficácia’, ‘ineficiências’, ‘confiança’ são cognatas. II. Em ‘inadequado’, ‘ineficiência’, ‘incapacidade’ observa-se a ocorrência do prefixo –in, que exprime negação. Já em ‘incluindo’, ‘interno’ e ‘interpretar’ não ocorre prefixo. III. Nas palavras ‘novas’ e ‘normas’, há a ocorrência de desinências de número; entretanto, apenas uma delas apresenta desinência de gênero. Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. As palavras ‘eficácia’, ‘ineficiências’, ‘confiança’ são cognatas. Falso. As palavras não são cognatas, pois pertencem a famílias diferentes. "Eficácia" e "ineficiência" estão relacionadas ao verbo "eficaz", enquanto "confiança" tem origem em "confiar". II. Em ‘inadequado’, ‘ineficiência’, ‘incapacidade’ observa-se a ocorrência do prefixo –in, que exprime negação. Já em ‘incluindo’, ‘interno’ e ‘interpretar’ não ocorre prefixo. Verdadeiro. O prefixo "in-" realmente expressa negação nas primeiras palavras, enquanto as últimas não possuem prefixo. III. Nas palavras ‘novas’ e ‘normas’, há a ocorrência de desinências de número; entretanto, apenas uma delas apresenta desinência de gênero. Falso. Ambas as palavras têm desinências de número e gênero. "Novas" é plural e feminino, e "normas" também é plural e feminino. Com base nas análises, apenas a afirmativa II está correta. Portanto, a alternativa correta é: B) Apenas II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As palavras “erro” (l. 01) e “erro” (l. 05), conforme os aspectos semânticos e as regras de ortoepia – “estudo tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, considerados cultos e relevantes, e a boa pronúncia” (HOUAISS, 2009) –, são exemplos de homônimos:

A) homógrafos e homófonos.
B) heterógrafos e homófonos.
C) heterógrafos e heterófonos.
D) homógrafos e heterofônicos.

Mais conteúdos dessa disciplina