A eletroestimulação muscular exerce um mecanismo fisiológico voltado a promover hipertrofia do músculo. Esse aumento ocorre em função do recrutamento das unidades motoras por meio de estímulos elétricos periféricos, mas, além desse efeito, também promove estímulo do sistema circulatório e linfático, favorecendo a eliminação de toxinas e contribuindo para o retorno venoso. Acredita-se que ocorre uma mobilização bioquímica capaz de influenciar no metabolismo do tecido adiposo, devido ao esforço muscular induzido pela eletroestimulação.
Tomando como referência os equipamentos de estimulação muscular, analise as afirmativas marcando verdadeiras (V) ou falsos (F).
( ) A estimulação russa tem base na descoberta de Janda, que classificou as fibras brancas (fásicas) como as de velocidade e as fibras vermelhas (tônicas) como as de sustentação. Após estudos, foi desenvolvida a corrente russa, corrente de média frequência modulada em baixa frequência, despolarizada.
( ) A corrente aussie é uma corrente elétrica terapêutica alternada de média frequência modulada em kHz com ajuste do
burst
em curta duração, sendo relacionada à terapia interferencial e à corrente russa, diferenciando-se apenas no valor da corrente e no formato de onda.
( ) A corrente farádica é a precursora das correntes excitomotoras, utilizada desde meados do século XIX. Classificada entre as correntes de baixa frequência (10 a 1.000 Hz), caracterizadas por corrente polarizada de 50 Hz, seu principal efeito fisiológico é a estimulação dos nervos motores.
( ) Normalmente, a estimulação com a corrente farádica deve ser realizada de maneira contínua, alternando o seu tempo com períodos de contração para evitar o aparecimento da fadiga muscular. O tempo de repouso deve ser menor que o da contração. Nessa estimulação, a musculatura é alterada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. F – F – V – V.
b. V – F – V – V.
c. V – V – V – F.
d. V – F – V – F.
e. V – V – F – F
Ed
ano passado
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a eletroestimulação muscular: ( ) A estimulação russa tem base na descoberta de Janda, que classificou as fibras brancas (fásicas) como as de velocidade e as fibras vermelhas (tônicas) como as de sustentação. Após estudos, foi desenvolvida a corrente russa, corrente de média frequência modulada em baixa frequência, despolarizada. É verdadeira (V). A estimulação russa realmente se baseia em conceitos de recrutamento de fibras musculares e é uma corrente de média frequência. ( ) A corrente aussie é uma corrente elétrica terapêutica alternada de média frequência modulada em kHz com ajuste do burst em curta duração, sendo relacionada à terapia interferencial e à corrente russa, diferenciando-se apenas no valor da corrente e no formato de onda. É verdadeira (V). A corrente aussie é uma forma de eletroterapia que se relaciona com outras correntes, como a russa, e tem características específicas. ( ) A corrente farádica é a precursora das correntes excitomotoras, utilizada desde meados do século XIX. Classificada entre as correntes de baixa frequência (10 a 1.000 Hz), caracterizadas por corrente polarizada de 50 Hz, seu principal efeito fisiológico é a estimulação dos nervos motores. É verdadeira (V). A corrente farádica é realmente uma das primeiras formas de eletroestimulação e é utilizada para estimular os nervos motores. ( ) Normalmente, a estimulação com a corrente farádica deve ser realizada de maneira contínua, alternando o seu tempo com períodos de contração para evitar o aparecimento da fadiga muscular. O tempo de repouso deve ser menor que o da contração. Nessa estimulação, a musculatura é alterada. É falsa (F). O ideal é que o tempo de repouso seja maior que o da contração para evitar a fadiga muscular. Portanto, a sequência correta é: V – V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V – V – V – F.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes