Logo Passei Direto
Buscar
Em oposição ao cenário apresentado no final do século XIX e início do século XX, momento em que o didatismo moralizante era a base da produção literária, surge Lobato. Entre as características lobatianas das produções para crianças não se encaixam:

a) apelo às teorias evolucionistas e olhar empresarial
b) preocupação com problemas sociais e soluções idealistas
c) soluções baseadas na religião e valorização do etnocentrismo
d) flexibilização da forma de ver o mundo e preocupação com problemas sociais
e) questionamento do papel do Homem e a busca de soluções liberais.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as características das produções de Monteiro Lobato e identificar qual alternativa não se encaixa nas suas obras voltadas para crianças. a) Apelo às teorias evolucionistas e olhar empresarial - Lobato realmente incorporou teorias evolucionistas em suas obras e tinha uma visão empreendedora. b) Preocupação com problemas sociais e soluções idealistas - Essa é uma característica marcante de Lobato, que abordava questões sociais em suas histórias. c) Soluções baseadas na religião e valorização do etnocentrismo - Essa alternativa parece não se encaixar, pois Lobato não focava em soluções religiosas nem promovia o etnocentrismo de forma positiva. d) Flexibilização da forma de ver o mundo e preocupação com problemas sociais - Essa é uma característica presente nas obras de Lobato. e) Questionamento do papel do Homem e a busca de soluções liberais - Lobato frequentemente questionava o papel do Homem e buscava soluções que refletissem uma visão mais liberal. Portanto, a alternativa que não se encaixa nas características lobatianas das produções para crianças é: c) soluções baseadas na religião e valorização do etnocentrismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Quanto ao processo ensino-aprendizagem da língua materna, a alternativa incorreta é:

a) Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral no planejamento e na realização de apresentações públicas em seu meio. Trata-se de propor situações didáticas nas quais as atividades sejam significativas. Assim, prepara-se o aluno para ser um sujeito letrado, condição necessária para o exercício da cidadania.
b) Um escritor iniciante é capaz de redigir seus textos escritos usando como referência estratégias de organização típicas da oralidade, pois já tem em mente uma representação do que seja a escrita por já ter tido uma rica convivência com a diversidade de textos que circulam em sociedade, razão pela qual não é necessário ensinar-lhe modelos para serem usados em seu meio. (correta)
c) O processo de ensino-aprendizagem deve dar oportunidade para que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
d) O objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem. Organizar situações de aprendizado, nessa perspectiva, supõe: planejar situações de interação nas quais esses conhecimentos sejam construídos e/ou tematizados; organizar atividades que procurem recriar na sala de aula situações enunciativas de outros espaços que não o escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina