Logo Passei Direto
Buscar

Pergunta 2 Leia o trecho a seguir: “Do ponto de vista cultural, surge a leitura como inserção do domínio da escrita nas práticas culturais do mei...

Pergunta 2

Leia o trecho a seguir:

“Do ponto de vista cultural, surge a leitura como inserção do domínio da escrita nas práticas culturais do meio imediato. Apoiam-se as aprendizagens da leitura sobre as aquisições culturais de cada leitor, mais que sobre o treinamento escolar de uma técnica de decifragem. O encontro com a escrita significa remodelar o horizonte cultural de referência ao contato de outro universo cultural a que a leitura dá acesso. Assim se converte a leitura em busca assídua da extensão das referências imediatas do meio em que se vive.”

Fonte: MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2003, p. 56.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estatuto da literatura infantil, é possível afirmar que:

a) muitos dos contos de fadas eram divulgados na brevidade do espaço jornalesco, objeto de leitura da maior parte da população.
b) era no espaço do jornal que contos de fadas eram transmitidos por um viés lúdico, motivo de atingirem grande parte da população.
c) os filhos do operariado, em processo de alfabetização, tinham contato com uma literatura que transmitia valores burgueses.
d) muitos dos textos literários divulgados nos jornais transmitiam lendas e fábulas após uma releitura romântica.
e) havia concursos literários nas escolas recém-fundadas, motivo desse público recém-letrado ter contato com essa literatura.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas com base no trecho apresentado e no contexto da literatura infantil. a) Muitos dos contos de fadas eram divulgados na brevidade do espaço jornalesco, objeto de leitura da maior parte da população. - Essa afirmação é um pouco vaga e não se relaciona diretamente com a ideia de que a leitura remodela o horizonte cultural. b) Era no espaço do jornal que contos de fadas eram transmitidos por um viés lúdico, motivo de atingirem grande parte da população. - Essa opção sugere que os contos de fadas eram lidos de forma lúdica, o que pode estar alinhado com a ideia de acesso à cultura. c) Os filhos do operariado, em processo de alfabetização, tinham contato com uma literatura que transmitia valores burgueses. - Essa afirmação é crítica e pode ser verdadeira, mas não se relaciona diretamente com a ideia de leitura como um meio de ampliar horizontes culturais. d) Muitos dos textos literários divulgados nos jornais transmitiam lendas e fábulas após uma releitura romântica. - Essa opção é interessante, mas não aborda diretamente a questão da leitura e seu impacto cultural. e) Havia concursos literários nas escolas recém-fundadas, motivo desse público recém-letrado ter contato com essa literatura. - Essa afirmação é específica, mas não se relaciona diretamente com a ideia de leitura como um meio de remodelar o horizonte cultural. Após analisar as opções, a alternativa que melhor se alinha com a ideia de que a leitura é uma forma de inserção cultural e de acesso a novos universos é a b), pois destaca o viés lúdico e o alcance dos contos de fadas na população.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atividade de Autoaprendizagem 1 - Literatura Infantil

Pergunta 1

Há uma relação muito próxima entre o desenvolvimento da literatura infantil e o século XIX, também conhecido como século de ouro para esse gênero literário. Cabe abordar como os textos eram carregados de um caráter nacionalista em sua formação, pois era necessária a busca de um folclore que justificaria os verdadeiros valores nacionais. Não é incomum compreender esse elemento da seguinte forma: o ideal dos valores renascentistas, transmitido por meio de lendas e fábulas grego-latinas, passa a ser substituído por um ideal romântico.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene as etapas a seguir de acordo com a origem da literatura infantil e como ela se relacionou com as transformações sociais do século XIX:

( ) Com o surgimento e amadurecimento dos modernos estados nacionais, há a busca pelos valores “originais” de determinado povo, o que agregará valores considerados os legítimos da terra.

( ) Exemplo disso é como muitas obras direcionadas hoje para crianças agregam o ar romântico da superação e da aventura.

( ) A produção dos irmãos Grimm mescla características românticas e folclóricas, recolhendo lendas e contos orais, registrando-os e transmitindo-os para a população em geral.

( ) O século XIX, fruto cultural das “Revoluções Burguesas”, trouxe uma nova forma de se entender o mundo, e isso teve reflexos na literatura.

( ) Essa literatura trará novas questões para o texto literário, como o sentimentalismo e o individualismo. Há, por exemplo, narrativas que promovem uma relação entre os conflitos do cotidiano, e o embate com a natureza.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) 2, 5, 3, 1, 4.
b) 2, 3, 1, 4, 5.
c) 4, 5, 3, 1, 2.
d) 1, 5, 2, 3, 1.
e) 3, 2, 1, 5, 4.

Mais conteúdos dessa disciplina