Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o processo industrial brasileiro, está INCORRETO afirmar que: a. A industrialização brasileira concentrou-se inicialmente na região Sudeste do Brasil, fator que ocasionou a diminuição da população de pequenos municípios que tiveram a arrecadação de impostos diminuída, decréscimo da produção agrícola e muitos deles acabaram entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região. b. Por volta de 1966, no governo criou uma política de incentivos fiscais em nome do desenvolvimento econômico. Na época os agricultores para terem direito de receber o incentivo financeiro para plantar e adquirir equipamentos necessitavam assumir compromisso de desmatar. c. O governo brasileiro ofereceu isenção fiscal a investidores internacionais, e estes tiveram interesse em instalar suas indústrias no Brasil, justificando que o país oferecia recursos naturais adequados para o processo produtivo. d. O governo incentivou o desmatamento, pois entendia que para desenvolver havia necessidade de expansão de atividades produtivas para maior obtenção de solo para a agropecuária, uso das árvores na indústria madeireira e a especulação imobiliária. e. O Brasil teve um processo de industrialização tardia, embora tivesse mão de obra qualificada, e o Sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, deixou de ser a área de maior concentração industrial no Brasil, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro.
User badge image
Franciele Aparecida paiva

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas está INCORRETA: a) A industrialização brasileira concentrou-se inicialmente na região Sudeste do Brasil, fator que ocasionou a diminuição da população de pequenos municípios... - Esta afirmação é correta, pois a industrialização realmente se concentrou no Sudeste, impactando outras regiões. b) Por volta de 1966, no governo criou uma política de incentivos fiscais... - Esta afirmação é correta, pois houve incentivos fiscais para o desenvolvimento econômico, incluindo compromissos de desmatamento. c) O governo brasileiro ofereceu isenção fiscal a investidores internacionais... - Esta afirmação é correta, pois o Brasil realmente ofereceu incentivos para atrair investimentos internacionais. d) O governo incentivou o desmatamento... - Esta afirmação é correta, pois o governo realmente incentivou o desmatamento para expandir a agropecuária e outras atividades produtivas. e) O Brasil teve um processo de industrialização tardia... - Esta afirmação é INCORRETA. O Sudeste, especialmente São Paulo, continua sendo a área de maior concentração industrial no Brasil, apesar de algumas mudanças. Portanto, a alternativa INCORRETA é: e.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A construção de uma sociedade sustentável deve assentar-se numa clara estratégia mundial, que pode ser pauta no princípio do respeito e cuidado da comunidade dos seres vivos, através:
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
I - Melhoria da qualidade de vida humana através da mudança de atitudes e práticas pessoais.
II - Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra, minimizando o esgotamento de recursos não renováveis.
III - Consumir recursos dentro dos limites de capacidade de suporte do planeta Terra, permitindo que as comunidades cuidem de seu próprio meio ambiente, gerando uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação.
a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c. Estão corretas as alternativas I, II e III.
d. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

A espécie humana construiu desde sua origem, uma relação ímpar com a natureza para suprir suas necessidades. Devendo estabelecer uma convivência harmoniosa e organizada. Desta forma porque é importante conhecermos e compreendermos as inter-relações entre os seres vivos na natureza.
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
I- Conhecer e compreender as inter-relações existentes entre os inúmeros seres vivos existentes na terra é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento da espécie humana, pois os organismos da Terra não vivem isolados, interagem uns com os outros e com o meio ambiente, e compreender essa interação é extremamente importante para toda a sociedade que tenham como objetivo desenvolver-se de forma sustentável.
II O entendimento dos diferentes fenômenos que englobam essas relações e interações entre seres vivos (incluindo o homem) e os componentes abióticos é amplamente discutido à luz de teorias ecológicas. O ambiente é alterado, físico e quimicamente, pela maneira como os indivíduos realizam suas atividades. Também as interações entre organismos, têm influência na vida de outros seres, da mesma espécie e de espécies diferentes.
III- As relações ecológicas se particularizam pela forma de interação que os seres vivos mantêm entre si sendo categorizadas de acordo com os benefícios e/ou prejuízos que trazem aos organismos. Os organismos estabelecem relações mútuas entre si e com o ambiente físico, baseado nas interações que ocorrem no mundo natural.
a. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c. Apenas a alternativa I esta correta.
d. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
e. Estão corretas as alternativas I, II e III.

A preservação e conservação do ambiente natural das diferentes espécies são conceitos de grande importância quando envolve as relações entre o homem e a biosfera. As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema incluem a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
I - O conceito de Ecologia Humana designa o estudo científico das relações entre os homens e o meio ambiente, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais.
II - Relações harmônicas são aquelas em que não há prejuízo para os indivíduos da associação. Já nas relações desarmônicas, pelo menos um indivíduo da associação sofre algum tipo de desvantagem.
III - Um ecossistema em equilíbrio, o tamanho das populações mantém-se em queda ao longo do tempo. Alterações no tamanho de uma população não determina alterações em outras populações que com ela coexistem, provocando desequilíbrios ecológicos.
a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Estão corretas as alternativas I, II e III.
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Com o aumento de cardumes de piranhas nas águas do Rio Paraná, o homem introduziu o peixe tucunaré originário da Amazônia. Os tucunarés são peixes que se alimentam de ovos de piranhas, sendo, portanto, um predador natural. Desta forma a introdução dos tucunarés nas águas do rio Paraná teve como objetivo?
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
I - Restabelecer o equilíbrio do ecossistema local, pois o número de piranhas diminuiu através de controle biológico que não causa problemas ambientais.
II - Diminuir de taxa de mortalidade das piranhas.
III - Restabelecer o equilíbrio do ecossistema local com o aumento do número de piranhas.
a. Estão corretas as alternativas I, II e III.
b. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c. Apenas a alternativa I está correta.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

O processo de industrialização no Brasil provocou uma intensa e acelerada urbanização ocasionando sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
a. Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
b. alta qualificação dos trabalhadores, havendo desta forma uma elevação da oferta de trabalho.
c. Infraestrutura adequada e melhoria das condições de vida nos centros urbanos.
d. Migração da população para áreas rurais, reduzindo os índices de êxodo rural devido conflitos e violência urbana.
e. Grande massa de trabalhadores ou mão-de-obra à disposição dos empresários que poderiam trabalhar por um preço irrisório, intensificando a exploração humana por parte dos detentores emergentes dos novos meios de produção, fortalecimento do trabalho informal.

A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
a. fatores bióticos.
b. ecossistema.
c. fatores abióticos.
d. biosfera.
e. nicho ecológico.

Calcula-se que mais de 70% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária, onde encontra-se cerca de 35% do rebanho nacional. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. Desta forma após anos de incentivos à produção e à ocupação de terras, os sinais de destruição ficam mais claros.
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:
a. O desmatamento não tem nenhuma relação direta com a degradação de mananciais e a proteção das nascentes.
b. A exploração de madeiras no Brasil foi responsável pelo desaparecimento de espécies de árvores e animais que perderam seu habitat e a principal atividade responsável pela maior parte do desmatamento.
c. Apesar de todo o desmatamento ocorrido no Brasil, as perdas de biodiversidade da fauna e flora nativa não estão ameaçadas e com isso o equilíbrio ecológico esta garantido.
d. O desmatamento fortalece o ecoturismo, aumentando as possibilidades de pesquisas para a área de fármaco, apesar de causar perda qualidade da água, aumento da resistência a doenças e pragas na agricultura que provém muitas vezes do cruzamento entre espécies nativas próximas.
e. a ocorrência de desequilíbrios climáticos com diminuição das chuvas não tem nenhuma relação com à alteração das áreas desmatadas.

No final do século XX, foi possível presenciar o crescimento da consciência da sociedade em relação à degradação do meio ambiente decorrente do processo de desenvolvimento.
Para atender esse anseio da população, para evitar esse processo e degradação é necessário:
I - Buscar uma relação mais harmoniosa da sociedade com a natureza, e entender as inter-relações entre os organismos existentes e aplicá-las na relação/homem-natureza;
II - Extrair os recursos naturais de maneira racional, utilizando técnicas de manejo adequadas, no sentido de preservar e promover reposição destes recursos de forma que possa suprir à atual e a futura geração;
III - As relações ecológicas desarmoniosas entre os seres vivos oferecem benefícios tanto para a humanidade como para o meio ambiente.
a. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b. Estão corretas as alternativas I, II e III.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Apenas a alternativa I está correta.
e. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina