Logo Passei Direto
Buscar
Como se deram as representações do imaginário europeu sobre continente Africano na modernidade? a. Relacionaram os povos africanos a povos amaldiçoando pelo Deus do cristianismo. b. Relacionaram o continente ao conhecimento de diversas sociedades historicamente constituídas, por meio de estudos que considerem múltiplas temporalidades. c. Relacionaram com um espaço de povos altamente civilizados, por causa da sua arquitetura como as pirâmides do Egito. d. Relacionaram o espaço com uma grande riqueza mineral e cultural. e. Relacionaram o continente às demandas da sociedade capitalista ocidental.
User badge image
Edneia Silva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar as representações do imaginário europeu sobre o continente africano na modernidade, é importante considerar como essas percepções foram moldadas por estereótipos, colonialismo e interesses econômicos. Vamos analisar as alternativas: a) Relacionaram os povos africanos a povos amaldiçoados pelo Deus do cristianismo. - Essa opção reflete uma visão negativa e estereotipada, comum em discursos coloniais. b) Relacionaram o continente ao conhecimento de diversas sociedades historicamente constituídas, por meio de estudos que considerem múltiplas temporalidades. - Essa opção sugere uma visão mais positiva e respeitosa, mas não é a mais comum na modernidade. c) Relacionaram com um espaço de povos altamente civilizados, por causa da sua arquitetura como as pirâmides do Egito. - Embora reconheça a civilização, essa visão é limitada e não abrange a diversidade do continente. d) Relacionaram o espaço com uma grande riqueza mineral e cultural. - Essa opção é verdadeira, mas muitas vezes essa riqueza era vista de forma exploratória. e) Relacionaram o continente às demandas da sociedade capitalista ocidental. - Essa opção reflete a realidade do colonialismo e da exploração econômica, que foi uma das principais formas de representação. A opção que melhor representa o imaginário europeu sobre o continente africano na modernidade, considerando a exploração e a visão capitalista, é: e) Relacionaram o continente às demandas da sociedade capitalista ocidental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com a discussão da unidade 3, qual história da África que nos interessa?
a. A história africana que nos interessa é aquela que possibilita a compreensão do Brasil, aquela que explique os aportes significativos dos africanos e afrodescendentes para a construção da sociedade brasileira.
b. A história africana que nos interessa é aquela que rompe com o modelo pedagógico vigente, que tem o europeu como padrão; e faz com que a sociedade civil organizada, por meio de suas legitimas representações, inclua o afro-brasileiro.
c. A história africana que nos interessa é aquela que mostra uma situação de violência e pobreza que as populações africanas vivenciam, para podermos perceber a origem da violência e pobreza que o Brasil vivencia.
d. A história africana que nos interessa é aquela que demonstra a complexidade do continente africano e como essa complexidade é valorizada no Brasil.
e. A história africana que nos interessa é aquela história em que demonstra a complexidade do continente africana, mas não tem relação com o Brasil.

Qual é a tarefa da escola ao trabalhar com as múltiplas culturas em seu espaço?
a. Cabe à escola ensinar os conteúdos historicamente acumulados, ensinando os alunos de culturas diferentes e o conteúdo da cultura hegemônica.
b. Cabe à escola ensinar um conteúdo que ensine os alunos a serem bons trabalhadores e a não perderem tempo discutindo culturas em seu espaço.
c. Cabe à escola a tarefa de pensar possibilidades de acesso às diferentes culturas, no sentido de possibilitar a compreensão sobre as diferenças e semelhanças entre uma cultura e outra.
d. Cabe à escola ensinar a abordagem de diversas sociedades constituídas, e por estudos específicos, incentivar a compreensão de que a história, em seu contexto geral, faz parte do Brasil.
e. Cabe à escola trabalhar com o folclore da cultura negra e povos africanos, para que os alunos conheçam elementos da cultura desses dois grupos.

Para desconstruir o estereótipo que ainda carregamos sobre as populações africanas e sobre o negro no Brasil, qual é concepção de conhecimento que devemos ter?
a. Que o conhecimento expressa visões particulares e significados próprios de determinadas culturas que se inserem nas disputas pela manutenção do poder.
b. Que o conhecimento é único, verdadeiro e expressa a realidade social.
c. Que o conhecimento mostra a verdade total sobre um objeto independentemente do referencial.
d. Que o conhecimento científico é único e deve ser levado em consideração, ao estudarmos a realidade social de um povo.
e. Que somos resultantes da convivência cultural de três povos.

A partir dos dispositivos da Lei 10.639/2003, como deve ser ensinada a história da África nas escolas brasileira?
a. O ensino de história da África nas salas de aula brasileira deve ir além dos discursos dominantes sobre os povos desse continente.
b. Aspectos explícitos e implícitos, no cotidiano do fazer pedagógico no interior das escolas envolvendo alunos, professores, corpo diretivo, corpo administrativo e comunidade escolar em geral, para ter como suporte um currículo com base na abordagem da diversidade cultural.
c. O ensino de história da África, mesmo com o dispositivo, deve ser o padrão de conhecimento científico organizado a partir do pensamento Europeu.
d. A partir da Lei 10.639/2003, deve-se trabalhar com o folclore africano nas salas de aula brasileiro.
e. O ensino de história da África deve substituir a história de cunho eurocêntrico que ainda é centro das práticas pedagógicas nas salas de aula brasileira.

Em uma perspectiva de valorização da cultura negra, o que significa o 20 de novembro, dia da consciência negra?
a. O dia da consciência negra é uma data que marca um ato político para refletirmos sobre os processos de desigualdade, que ainda atingem a população negra com grande incidência no Brasil.
b. O dia consciência negra busca resgatar e valorizar a cultura negra como um dos elementos formadores da nossa cultura.
c. O dia consciência negra é um dia em que devemos servir feijoada e levar capoeira para escola.
d. O dia da consciência negra significa um erro de intepretação de valorização da cultura negra, por que o que temos é a consciência humana.
e. O dia da consciência negra é único dia que devemos trabalhar com conteúdos referentes à cultura africana e à população negra no Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina