Logo Passei Direto
Buscar
Resposta correta: D C 1 H 4

a) (F) O mercantilismo colonial é caracterizado por um intenso controle estatal sobre a economia, o que se contrapõe às concepções de trabalho apresentadas nos textos. John Locke e Adam Smith criticavam diversas práticas do sistema mercantilista, uma vez que defendiam maior liberdade para os indivíduos e para o mercado e menor influência do Estado sobre a economia.
b) (F) Os textos apresentam concepções de trabalho contrárias à ideia de uma centralização do planejamento econômico por parte do Estado. Esse aspecto é característico do sistema de economia planificada, modelo implementado em países socialistas durante a Guerra Fria. Sendo assim, é incorreto afirmar que as ideias apresentadas favoreceram tal sistema.
c) (F) O anarcocapitalismo é uma doutrina política favorável à eliminação do Estado e à formação de uma sociedade marcada pelo livre mercado. Embora essa corrente de pensamento envolva alguns aspectos do liberalismo, o qual é fundamentado por ideias de John Locke e Adam Smith, os textos não apresentam elementos que enaltecem regimes anarcocapitalistas. Além disso, os autores citados não defendiam a erradicação completa do Estado, apenas a diminuição da intervenção estatal na sociedade.
d) (V) As concepções de trabalho apresentadas nos textos defendem a propriedade privada e as liberdades individuais relacionadas ao trabalho e ao capital. Essas perspectivas serviram de fundamento para o liberalismo político-econômico, que prevê uma menor influência do Estado na organização da sociedade.
e) (F) As perspectivas apresentadas nos textos não justificam o avanço do fordismo, uma vez que esse modelo de produção industrial, desenvolvido no início do século XX, previa uma concentração dos processos produtivos e, em certa medida, um aumento das intervenções estatais. Diferentemente disso, as ideias apresentadas no texto são favoráveis a uma maior autonomia dos indivíduos e do mercado em relação ao controle do Estado.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar a veracidade: a) (F) O mercantilismo colonial é caracterizado por um intenso controle estatal sobre a economia, o que se contrapõe às concepções de trabalho apresentadas nos textos. Falso. O mercantilismo realmente envolve controle estatal, mas a afirmação não se alinha com as ideias de Locke e Smith, que criticavam esse controle. b) (F) Os textos apresentam concepções de trabalho contrárias à ideia de uma centralização do planejamento econômico por parte do Estado. Falso. A afirmação é verdadeira, mas a conclusão de que isso favorece um sistema de economia planificada é incorreta. c) (F) O anarcocapitalismo é uma doutrina política favorável à eliminação do Estado e à formação de uma sociedade marcada pelo livre mercado. Falso. Embora o anarcocapitalismo defenda a eliminação do Estado, a afirmação de que os textos não enaltecem essa ideia é verdadeira, mas a afirmação em si é confusa. d) (V) As concepções de trabalho apresentadas nos textos defendem a propriedade privada e as liberdades individuais relacionadas ao trabalho e ao capital. Verdadeiro. Essa afirmação está correta e reflete as ideias de Locke e Smith sobre a propriedade e a liberdade econômica. e) (F) As perspectivas apresentadas nos textos não justificam o avanço do fordismo. Falso. O fordismo, embora tenha suas características, não é diretamente relacionado às ideias de maior autonomia do mercado e indivíduos. Portanto, a sequência correta é: D C 1 H 4, onde a única afirmação verdadeira é a d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina