Buscar

Quais as diferenças entre Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos e Contabilidade Financeira?

Diferenças entre contabilidades.

💡 16 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A contabilidade de Custos é o tipo de contabilidade que é originado sempre que o ser humano precisa controlar de maneira eficiente algum meio de produção relacionado com a economia ou com a produção de uma empresa. Seus principais objetivos são fornecer dados de apuração, fornecer informações de controle fornecer informações de planejamento e atender as exigências fiscais. Em contrapartida a contabilidade gerencial é o tipo de contabilidade caracterizado pelo processo de identificar, e comunicar informações que auxiliem os administradores a atingir objetivos organizacionais. Apesar de ambas terem suas diferenças, o ideal para uma empresa é que essas duas formas de contabilidade trabalhem sempre juntas para que assim a empresa consiga ter os seus investimentos e processos contábeis, funcionando da melhor maneira possível.

2
Dislike0
User badge image

Jeferson Silva

Contabilidade gerencial e voltada pra o público interno - gerentes, funcinários quando tem participação em tomar decisões. Contabilidade financeira é voltada para o público externo - acionistas, executivos, mercado de ações, atrávez dela que eles tem uma noção do que foi investido se da lucro ou não. Contabilidade de custo é reduzir custo da linha de produção, mas existe os custos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, propagandas, custo direto - funcionarios, indireto tercerização da mão de obra.

29
Dislike1
User badge image

Erich José Ribeiro Santos

Contabilidade de custos: é a área da contabilidade voltada a analisar os preços dos produtos e/ou serviços vendidos, da mesma forma que é voltada para forma-los corretamente, além disso, tem o foco em realizar cortes de gastos em algumas áreas de produções se for o caso, pode-se também verificar se um determinado produto/serviço é rentável a empresa ou se o mesmo trará prejuízos. Resumindo, é voltado aos gastos dentro da produção de uma empresa.

Contabilidade gerencial: é mais voltada para a tomada de decisões dentro de uma empresa, é através de balanços, demonstrações de resultado, entre outras, que sócios, diretores, poderão ter base para tomar uma devida decisão. Como, adquirir uma nova máquina para a produção, investir mais em treinamentos de pessoal para aumentar a produtividade.

Contabilidade financeira: voltada para o público externo, bancos, acionistas, investidores. É através dela que pode-se levar em conta se a empresa gera lucros, se ela tem muitas despesas, se os custos dessa empresa são elevados, se a empresa tem muitas obrigações a serem liquidadas ainda, assim por diante, é voltada para análise de pessoas que não tem contato direto com a empresa.

10
Dislike1
User badge image

Débora Evangelista

A contabilidade gerencial tem por finalidade analisar a situação financeira da empresa, através da análise das demonstrações financeiras, relatórios gerenciais etc. A contabilidade de custos, por sua vez, visa apurar os custos incorridos nas atividades operacionais da empresa. E, por fim, a contabilidade financeira tem por objetivo a emissão das demonstrações contábeis da empresa, que refletirão a situação financeira da empresa.

5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais