Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos aspectos diagnósticos e/ou terapêuticos, deve-se considerar que a

(A) dosagem do antígeno prostático específico (PSA) deve ser feita, rotineiramente, antes do exame físico e do exame digital da próstata.
(B) cirurgia é uma indicação absoluta ainda em pacientes com sintomas moderados a graves sem complicações.
(C) utilização de α-bloqueadores, como a terazosina, no tratamento da HPB é indicada com o objetivo de aumentar o tônus da musculatura lisa prostática.
(D) ressecção transuretral de próstata é indicada em próstatas com volume superior a 80 cm3.
(E) relação entre o PSA total e o PSA livre é útil para o diagnóstico diferencial com o câncer de próstata.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: (A) A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) deve ser feita, rotineiramente, antes do exame físico e do exame digital da próstata. - Essa afirmação é controversa, pois muitos especialistas recomendam que o exame físico seja feito antes da dosagem do PSA para evitar resultados falsos positivos. (B) Cirurgia é uma indicação absoluta ainda em pacientes com sintomas moderados a graves sem complicações. - Isso não é verdade, pois a cirurgia não é sempre a primeira opção, especialmente se não houver complicações. (C) Utilização de α-bloqueadores, como a terazosina, no tratamento da HPB é indicada com o objetivo de aumentar o tônus da musculatura lisa prostática. - Na verdade, os α-bloqueadores são utilizados para relaxar a musculatura lisa, não para aumentar o tônus. (D) Ressecção transuretral de próstata é indicada em próstatas com volume superior a 80 cm³. - Essa afirmação não é uma regra absoluta, pois a indicação depende de outros fatores clínicos. (E) Relação entre o PSA total e o PSA livre é útil para o diagnóstico diferencial com o câncer de próstata. - Essa afirmação é correta, pois a relação entre PSA total e livre pode ajudar a diferenciar entre hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. Portanto, a alternativa correta é: (E) relação entre o PSA total e o PSA livre é útil para o diagnóstico diferencial com o câncer de próstata.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina