Seperação de Misturas (UEA – 2017) Os componentes de uma mistura homogênea formada por cloreto de sódio (sal co- mum) e água podem ser separados por a) destilação simples. b) decantação. c) imantação. d) filtração simples. e) centrifugação.
(UEA – SIS 2017) A utilização dos processos de imantação e levigação, nessa sequência, per- mite separar os componentes de uma mistura formada por a) raspas de ferro, raspas de alumı́nio e raspas de cobre. b) cobre em pó, sal de cozinha e açúcar. c) farinha de trigo, sal de cozinha e alumı́nio em pó. d) raspas de cobre, lascas de madeira e carvã em pó. e) ferro em pó, etanol e gasolina.
(UEA – SIS 2015) O uso de um aspirador de pó para retirar a poeira que se acumula nas diversas superfı́cies, baseia-se no processo de separação de misturas denominado a) levigação. b) sublimação. c) decantação. d) filtração. e) catação.
A água que se acumula no fundo dos tanques de combustı́vel de aeronaves pode ser retirada desses tanques pelo processo de separação de misturas conhecido como (UEA – SIS 2014) Os combustı́veis de aviação devem estar livres de impurezas que possam interferir na operação do motor; ou nas unida- des dos sistemas de combustı́vel e de admissão de ar ao carburador. Mesmo que todas as precau- ções sejam tomadas no armazenamento e serviços da gasolina, é comum encontrar uma pequena quantidade de água e sedimentos no sistema de combustı́vel de uma aeronave. Geralmente, isto não é considerado como uma fonte de grande perigo, desde que os filtros se- jam drenados e limpos em intervalos frequen- tes. Entretanto, em alguns casos, a água ocasi- ona sérios problemas, porque ela se assenta no fundo do tanque; e pode, então, circular através do sistema de combustı́vel. Uma excessiva quantidade de água deslocará o combustı́vel, que está passando através dos me- di- dores e restritores do fluxo de combustı́vel, o que causará a perda de potência e poderá resul- tar na parada do motor. a) destilação. b) filtração. c) decantação. d) catação. e) levigação.
Leia o texto para responder às questões de números 5., 16., 71., 90. e 52. O fruto do dendê produz dois tipos de óleo: óleo de dendê ou de palma, extraı́do da parte externa do fruto, o mesocarpo; e óleo de palmiste, ex- traı́do da semente. Devido ao seu baixo custo de produção, boa qualidade e ampla utilização, o óleo de palma é um dos mais requeridos como matéria-prima para diferentes segmentos nas indústrias oleoquı́micas, farmacêuticas, de sabões e cosméticos. Suas principais aplicações na alimentação humana são: margarinas, gordu- ras sólidas, óleo de cozinha, entre outras. (UEA – SIS 2013) Considerando as etapas da obtenção do óleo de palma, notase a utilização de processos de separação de misturas do tipo “sólido + lı́quido” em a) 1 e 2. b) 1 e 3. c) 2 e 3. d) 3, 4 e 5. e) 4, 5 e 6.
(UEA – SIS 2012) A liofilização pode ser utilizada para a desidratação de alimentos perecı́veis, como o cupuaçu, reduzindo sua deterioração e prolongando sua durabilidade. Nesse processo, a fruta, juntamente com a água nela contida, é congelada e submetida a alto vácuo. Quando isso ocorre, a água passa do estado sólido di- retamente para o estado gasoso, sendo essa transformação denominada a) fusão. b) solidificação. c) vaporização. d) liquefação. e) sublimação.
Governo do Amazonas libera uso de mercúrio no garimpo O governo do Amazonas regulamentou a licença ambiental para o garimpo, liberando o uso de mercúrio na separação do ouro de outros mate- riais. A utilização do metal é polêmica, porque polui rios e contamina peixes e seres humanos, po- dendo provocar intoxicação e lesões no sistema nervoso. Há 20 anos, ecologistas pediram a proibi- ção do uso do mercúrio na Carta da Terra da Eco-92. (UEA – 2012) A recuperação do mercúrio, separando-o do ouro após a formação da amálgama, é possı́vel porque esses dois metais têm diferentes a) temperaturas de ebulição. b) calores especı́ficos. c) solubilidades em água. d) densidades. e) condutividades elétricas.
(UEA – 2011) Pode-se obter água praticamente pura a partir de água mineral, que é a mistura de água com sais dissolvidos, realizando-se uma a) levigação. b) decantação. c) centrifugação. d) filtração simples. e) destilação simples.
(UEA – 2017) Constituem um fenômeno fı́sico e um fenômeno quı́mico a) a formação do orvalho e a combustão da le- nha, respectivamente. b) a ebulição da água e o derretimento de um sorvete, respectivamente. c) o cozimento de um ovo e a fritura de um bife, respectivamente. d) o deslizamento de terra e a filtração de uma água barrenta, respectivamente. e) a fotossı́ntese vegetal e o congelamento de um peixe, respectivamente.
(UEA – SIS 2017) O aquecimento do cloreto de amônio sólido faz com que ele passe diretamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado lı́quido. Essa mudança de estado fı́sico é conhe- cida como a) ebulição. b) sublimação. c) fusão. d) liquefação. e) solidificação.