“Até a década de 1930, cada estado da Federação tinha a sua lei eleitoral própria. O Código de 1932, com a federalização da legislação, cuidou de instituir, no plano formal, a Justiça Eleitoral autônoma das justiças estaduais.
A constitucionalização da Justiça Eleitoral ocorreu com a sua inserção na Carta Constitucional de 1934, a qual preservou o sistema instituído pelo código que lhe antecedeu. Todas as constituições posteriores, com a exceção da Carta de 1937, mantiveram a Justiça Eleitoral como um corpo autônomo em relação a qualquer outra estrutura judiciária brasileira.”
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na disciplina, assinale a alternativa que apresente, corretamente, as competências da Justiça Eleitoral colocadas na Constituição Federal de 1988:
AProcessar e julgar crimes comuns.
BProcessar e julgar crimes hediondos.
CProcessar e julgar crimes contra a vida.
DProcessar e julgar crimes eleitorais em algumas unidades da federação.
EProcessar e julgar os conflitos decorrentes das eleições e as atribuições de organizá-las e discipliná-las.
Ed
ano passado
A alternativa correta sobre as competências da Justiça Eleitoral na Constituição Federal de 1988 é: E - Processar e julgar os conflitos decorrentes das eleições e as atribuições de organizá-las e discipliná-las. A Justiça Eleitoral é responsável por garantir a regularidade das eleições, além de resolver questões relacionadas ao processo eleitoral. As outras alternativas não refletem as competências específicas da Justiça Eleitoral.