Logo Passei Direto
Buscar
tivas da realidade e da aprendizagem dos estudantes. Observado desta maneira, é possível verificar alguns pressupostos da avaliação, no que tange ao ensino-aprendizagem, que adquirem algumas perspectivas:

A) Avaliação com foco no processo e não somente no resultado final; em informações globais sobre o todo apreendido; nos significados das aprendizagens realizadas.
B) Os alunos são os responsáveis pela sua aprendizagem e, para tanto, precisam demonstrar autonomia nas relações com os conteúdos e assuntos desenvolvidos.
C) Não se leva em consideração outros aspectos dos indivíduos além do cognitivo. O que importa na hora de aprender é o conhecimento e as demais dimensões (afetiva, cultural, social) não se envolvem na aprendizagem.
D) Os conteúdos desenvolvidos não precisam ter ligações ou interações para que se chegue à aprendizagem, afinal, cada assunto trabalhado e conteúdo são únicos. Essa forma de fragmentar as áreas de conhecimento faz com que os estudantes possam perceber sua motivação e já se encaminhar, em sentido profissional, para a área do conhecimento.
E) A significação das aprendizagens é muito interessante quando não se dá no momento da avaliação. Nesse caso, é preciso focar no que é importante e retirar as visões supérfluas da frente para fixar-se no assunto real.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a que melhor se alinha aos pressupostos da avaliação no contexto do ensino-aprendizagem: A) Avaliação com foco no processo e não somente no resultado final; em informações globais sobre o todo apreendido; nos significados das aprendizagens realizadas. - Esta alternativa enfatiza a importância do processo de aprendizagem, o que é um pressuposto fundamental na avaliação contemporânea. B) Os alunos são os responsáveis pela sua aprendizagem e, para tanto, precisam demonstrar autonomia nas relações com os conteúdos e assuntos desenvolvidos. - Embora a autonomia seja importante, não é um pressuposto central da avaliação. C) Não se leva em consideração outros aspectos dos indivíduos além do cognitivo. O que importa na hora de aprender é o conhecimento e as demais dimensões (afetiva, cultural, social) não se envolvem na aprendizagem. - Esta alternativa é contrária aos pressupostos modernos de avaliação, que consideram a integralidade do aluno. D) Os conteúdos desenvolvidos não precisam ter ligações ou interações para que se chegue à aprendizagem, afinal, cada assunto trabalhado e conteúdo são únicos. - Essa fragmentação é uma visão ultrapassada e não condiz com os pressupostos atuais. E) A significação das aprendizagens é muito interessante quando não se dá no momento da avaliação. Nesse caso, é preciso focar no que é importante e retirar as visões supérfluas da frente para fixar-se no assunto real. - Essa alternativa não reflete uma abordagem positiva da avaliação. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os pressupostos da avaliação no contexto do ensino-aprendizagem é: A) Avaliação com foco no processo e não somente no resultado final; em informações globais sobre o todo apreendido; nos significados das aprendizagens realizadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina