“Você esconderia judeus em sua casa durante a França ocupada pelos nazistas?” O tempo e a forma do verbo veiculam a ideia de
A) assertividade. B) conjectura. C) exultação. D) peremptoriedade.
Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses se refere ao pronome destacado.
A) “Em entrevistas, filhos e filhas de pessoas que esconderam judeus em casa durante a Segunda Guerra apresentavam [...]”. (filhos e filhas de pessoas) B) “[...] quem salvar judeus morre com eles”. (os meninos) C) “[...], quando indagados, da razão de pôr em risco sua vida e a da família [...]”. (vida) D) “Sentiam (com razão?) que não eram amados pelos pais, que preferiam pôr em risco a vida deles a protegê-los [...]”. (os judeus)
Desconsideradas as adaptações necessárias ao restante do período, a estrutura correspondente, na voz ativa, ao trecho destacado acima é
A) que os pais não os amam. B) que os pais não os amaram. C) que os pais não os tinham amado. D) que os pais não os amavam.
Assinale a alternativa em que a nova redação MODIFICA significativamente o sentido do trecho transcrito.
A) “Apesar dos gastos intermináveis, no horizonte jaz o possível abandono na velhice por parte destes mesmos filhos ‘tão’ amados.” B) “No entanto, não me interessa hoje essa questão da falsa ética quando o risco já passou [...]”. C) “Passado o terror, todos viramos corajosos e éticos.” D) “[...] porque o que caracteriza a coragem é exatamente não se deixar fazer de vítima, coisa hoje tão na moda.”
Desconsideradas as alterações de sentido, assinale a alternativa em que a nova redação preserva a coesão e a correção.
A) Indagados da razão de pôr em risco sua vida e a da família, os pais alegariam que não fá-lo-iam diferente. B) Quando foram indagados da razão de pôr em risco sua vida e a da família, os pais alegaram que não conseguiriam fazer diferente. C) Se fossem indagados da razão de pôr em risco sua vida e a da família, os pais alegarão que não conseguiam fazer diferente. D) Quando forem indagados da razão de pôr em risco sua vida e a da família, os pais alegavam que não conseguiram fazer diferente.
Assinale a opção que identifica esse princípio.
A) Integralidade. B) Equidade. C) Direito à informação. D) Descentralização.