Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, estabelece definições básicas acerca da dívida e do endividamento. Conforme o art. 29 da Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições. Assinale a CORRETA:

a) Dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas somente em virtude de leis para amortização em prazo superior a doze meses.
b) Operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.
c) Dívida pública mobiliária: emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.
d) Nenhuma das alternativas.
User badge image
AdmComigo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na Lei Complementar nº 101/2000: a) Dívida pública consolidada ou fundada: A definição apresentada não está totalmente correta, pois a dívida pública consolidada inclui não apenas as obrigações assumidas em virtude de leis, mas também outras obrigações que não se limitam a isso. b) Operação de crédito: Esta definição está correta, pois abrange diversos tipos de compromissos financeiros, como mútuos, abertura de crédito, emissão de títulos, entre outros. c) Dívida pública mobiliária: A definição apresentada não é precisa, pois a dívida pública mobiliária refere-se à emissão de títulos para captação de recursos, mas não se limita apenas ao pagamento do principal e atualização monetária. d) Nenhuma das alternativas: Como a alternativa (b) está correta, essa opção não se aplica. Portanto, a alternativa correta é: b) Operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina