Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Mariana é servidora pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Após o devido cumprimento de uma carta precatória eletrônica, tendo em vista tratar-se do Juízo deprecado, Mariana digitalizou todas as peças geradas durante o cumprimento da ordem para restituição, também pelo sistema informatizado, ao Juízo deprecante. Porém, depois da digitalização, Mariana ficou com dúvidas a respeito do que fazer com as peças físicas. As peças físicas referidas serão

(A) mantidas pelo prazo de cento e oitenta dias a contar da data do seu envio e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados.
(B) mantidas pelo prazo de trinta dias a contar da sua digitalização e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados.
(C) imediatamente descartadas em razão da oficialidade conferida por lei aos documentos eletrônicos.
(D) serão mantidas pelo prazo de noventa dias a contar da sua digitalização e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados.
(E) mantidas pelo prazo de quinze dias em cartório, sendo posteriormente enviadas ao arquivo geral, obedecendo a numeração original.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à questão sobre o tratamento das peças físicas após a digitalização no contexto do Tribunal de Justiça, é importante considerar a legislação e as normas que regem a tramitação de documentos eletrônicos e físicos. Analisando as alternativas: (A) mantidas pelo prazo de cento e oitenta dias a contar da data do seu envio e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados. - Essa opção parece longa demais para a manutenção de documentos após a digitalização. (B) mantidas pelo prazo de trinta dias a contar da sua digitalização e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados. - Essa opção é um prazo relativamente curto, mas pode ser plausível. (C) imediatamente descartadas em razão da oficialidade conferida por lei aos documentos eletrônicos. - Embora os documentos eletrônicos tenham oficialidade, a prática geralmente exige um prazo de guarda antes do descarte. (D) serão mantidas pelo prazo de noventa dias a contar da sua digitalização e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados. - Essa opção é razoável e se alinha com práticas comuns de guarda de documentos. (E) mantidas pelo prazo de quinze dias em cartório, sendo posteriormente enviadas ao arquivo geral, obedecendo a numeração original. - Essa opção parece muito curta para a manutenção de documentos. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com as práticas comuns e a legislação é a (D): serão mantidas pelo prazo de noventa dias a contar da sua digitalização e, decorrido este prazo, os documentos serão descartados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina