Logo Passei Direto
Buscar
A psicopatologia biológica fornece subsídios do ponto de vista anatômico-fisiológico do cérebro para explicar a amplitude de possibilidades sintomatológicas causadas pelos traumas infantis. Inúmeras são as correlações entre a vivência de traumas na infância e as alterações neurológicas significativas e duradouras. NÃO constitui uma dessas correlações:

(A) alterações de volume de hipocampo que explicaria as alterações de memória e as sintomatologias dissociativas.
(B) alterações, com aumento geral de perfusão, em córtex orbitofrontal e córtex pré-frontal e a escolha e a inibição de comportamentos, respectivamente.
(C) aumento de perfusão na amígdala, justificando alterações importantes nas reações emocionais.
(D) alterações de volume da hipófise, o que explicaria as perdas de atenção e as sintomatologias dissociativas.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a alternativa que NÃO constitui uma correlação entre traumas infantis e alterações neurológicas, vamos analisar cada uma: (A) Alterações de volume de hipocampo que explicariam as alterações de memória e as sintomatologias dissociativas. - Essa correlação é bem documentada na literatura, pois o hipocampo está relacionado à memória. (B) Alterações, com aumento geral de perfusão, em córtex orbitofrontal e córtex pré-frontal e a escolha e a inibição de comportamentos, respectivamente. - Essa também é uma correlação válida, pois esses córtices estão envolvidos no controle de comportamentos. (C) Aumento de perfusão na amígdala, justificando alterações importantes nas reações emocionais. - Essa correlação é bem estabelecida, já que a amígdala está diretamente relacionada às emoções. (D) Alterações de volume da hipófise, o que explicaria as perdas de atenção e as sintomatologias dissociativas. - Embora a hipófise tenha um papel importante na regulação hormonal, não é comumente associada diretamente a alterações de atenção e dissociação em resposta a traumas infantis. Portanto, a alternativa que NÃO constitui uma correlação é: (D) alterações de volume da hipófise, o que explicaria as perdas de atenção e as sintomatologias dissociativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina