Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a fenomenologia, é correto afirmar que:

A) Considera a razão uma estrutura da consciência, mas cujos conteúdos são produzidos por ela mesma, independentemente da experiência.
B) Para Husserl, o que chamamos de 'mundo' ou 'realidade' é um conjunto de coisas e pessoas, animais e vegetais.
C) A razão é 'doadora do sentido', mas ela não 'constitui a realidade' enquanto sistemas de significações que dependem da estrutura externa à consciência.
D) As significações são pessoais, psicológicas, sociais e nunca universais e necessárias.
E) Admite que as formas e os conteúdos da razão mudem no tempo e com o tempo.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à fenomenologia, especialmente no contexto do pensamento de Edmund Husserl, que é um dos principais representantes dessa corrente filosófica. A) Considera a razão uma estrutura da consciência, mas cujos conteúdos são produzidos por ela mesma, independentemente da experiência. - Esta afirmação é incorreta, pois a fenomenologia enfatiza a importância da experiência na constituição do conhecimento. B) Para Husserl, o que chamamos de 'mundo' ou 'realidade' é um conjunto de coisas e pessoas, animais e vegetais. - Esta afirmação é muito simplista e não captura a complexidade da abordagem fenomenológica. C) A razão é 'doadora do sentido', mas ela não 'constitui a realidade' enquanto sistemas de significações que dependem da estrutura externa à consciência. - Esta afirmação é confusa, pois a fenomenologia argumenta que a consciência é ativa na constituição do sentido, mas não da forma como está apresentada. D) As significações são pessoais, psicológicas, sociais e nunca universais e necessárias. - Esta afirmação não é correta, pois a fenomenologia busca significações que podem ser universais, embora reconheça a influência do contexto. E) Admite que as formas e os conteúdos da razão mudem no tempo e com o tempo. - Esta afirmação é a mais correta, pois a fenomenologia reconhece que a experiência e a consciência estão em constante evolução. Portanto, a alternativa correta é: E) Admite que as formas e os conteúdos da razão mudem no tempo e com o tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina