Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o que preceitua a Lei Orgânica Municipal, assinale a alternativa CORRETA.

(A) Todos os imóveis urbanos desapropriados pelo município serão pagos mediante emissão de títulos de dívida pública municipal, previamente aprovados pelo Senado Federal, com prazo de resgate de 10 anos, em parcelas anuais, iguais, sucessivas, asseguradas o valor real da indenização e juros legais.
(B) A propriedade não precisa cumprir sua função social, basta que haja conhecimento de domínio.
(C) O acesso e a consulta dos arquivos da documentação oficial do Município são restritos, devendo para tanto, ser formulado pedido escrito ao Chefe do Executivo que por sua vez submeterá a apreciação da Câmara Municipal, dada a importância da documentação.
(D) A exploração direta de atividade econômica, pelo município, só será permitida em caso de relevante interesse coletivo, na forma de lei complementar.
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na Lei Orgânica Municipal: (A) Todos os imóveis urbanos desapropriados pelo município serão pagos mediante emissão de títulos de dívida pública municipal, previamente aprovados pelo Senado Federal, com prazo de resgate de 10 anos, em parcelas anuais, iguais, sucessivas, asseguradas o valor real da indenização e juros legais. - Essa alternativa parece exagerada, pois a aprovação pelo Senado Federal não é uma exigência comum para a emissão de títulos de dívida pública municipal. (B) A propriedade não precisa cumprir sua função social, basta que haja conhecimento de domínio. - Essa alternativa está incorreta, pois a função social da propriedade é um princípio fundamental na legislação brasileira. (C) O acesso e a consulta dos arquivos da documentação oficial do Município são restritos, devendo para tanto, ser formulado pedido escrito ao Chefe do Executivo que por sua vez submeterá a apreciação da Câmara Municipal, dada a importância da documentação. - Essa alternativa também parece incorreta, pois a transparência e o acesso à informação são princípios que devem ser garantidos. (D) A exploração direta de atividade econômica, pelo município, só será permitida em caso de relevante interesse coletivo, na forma de lei complementar. - Esta alternativa está correta, pois a exploração de atividades econômicas pelo município deve realmente atender ao interesse coletivo e ser regulamentada por lei. Portanto, a alternativa correta é: (D) A exploração direta de atividade econômica, pelo município, só será permitida em caso de relevante interesse coletivo, na forma de lei complementar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina