Ed
há 2 anos
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o direito do advogado de se manifestar em tribunais administrativos e judiciais. A) é direito do advogado usar da palavra, pela ordem, em qualquer tribunal judicial ou administrativo, órgão de deliberação coletiva da administração pública ou comissão parlamentar de inquérito, mediante intervenção pontual e sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, a documentos ou a afirmações que influam na decisão. Essa alternativa está correta, pois abrange a atuação do advogado em diversos contextos, permitindo a manifestação para esclarecer equívocos que possam influenciar a decisão. B) é direito do advogado usar da palavra, pela ordem, apenas em tribunal judicial ou administrativo, mediante intervenção pontual e sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, a documentos ou a afirmações que influam na decisão. Essa alternativa é restritiva, pois limita a atuação do advogado apenas a tribunais, desconsiderando outros órgãos onde ele também pode se manifestar. C) é direito do advogado usar da palavra, pela ordem, em qualquer tribunal judicial ou administrativo, órgão de deliberação coletiva da administração pública ou comissão parlamentar de inquérito, mediante intervenção pontual e sumária, apenas para esclarecer dúvida surgida em relação a fatos. Essa alternativa é imprecisa, pois limita a manifestação do advogado apenas a dúvidas sobre fatos, excluindo documentos e afirmações. D) o advogado não tem direito de usar da palavra pela ordem. Essa alternativa é incorreta, pois o advogado tem sim o direito de se manifestar. Diante da análise, a alternativa correta é: A).
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material