Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Porém, quando nos deparamos com algo que desafia nossas crenças, podemos dizer que estamos diante de um(a):

A. persuasão de consistência.
B. ancoragem.
C. persuasão de reciprocidade.
D. dissonância cognitiva.
E. viés da estruturação.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Quando nos deparamos com algo que desafia nossas crenças, estamos lidando com a dissonância cognitiva. Esse conceito se refere ao desconforto que sentimos quando temos crenças conflitantes ou quando nossas ações não estão alinhadas com nossas crenças. Analisando as alternativas: A. persuasão de consistência - Refere-se à tendência de manter crenças consistentes, mas não é o que descreve o desafio às crenças. B. ancoragem - Relaciona-se a como as primeiras informações influenciam nossas decisões, não diretamente ao desafio de crenças. C. persuasão de reciprocidade - Refere-se à tendência de retribuir ações, não ao desafio de crenças. D. dissonância cognitiva - É a resposta correta, pois descreve o desconforto ao confrontar crenças conflitantes. E. viés da estruturação - Refere-se a como a apresentação de informações pode influenciar decisões, não ao desafio de crenças. Portanto, a alternativa correta é: D. dissonância cognitiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial chegará a 11 bilhões de pessoas, até o final do século XXI, em 2100. Adicionalmente, ao analisarmos nosso passado recente, ainda em termos numéricos, temos: em 1950, a população mundial era formada por cerca de 2,5 bilhões de pessoas. Já nos anos 2000, no século seguinte, havia ultrapassado os 6 bilhões de pessoas. Diante disso, podemos refletir que cada unidade destes bilhões compreende uma vida, uma história, uma carreira [para os que têm oportunidade], uma rede de relações, uma singular forma de sentir e responder emocionalmente às experiências da trajetória, uma cultura, dentre outros. As pessoas são únicas e experienciam a vida e o trabalho de forma singular, mobilizando, dentre outros, um conjunto de técnicas, motivações, aspirações, sentidos e significados para pertencer a uma organização e sua cultura. Pelo exposto, considerando os conceitos básicos relacionados à natureza das pessoas na fundação teórica do comportamento organizacional, abaixo assinale, com base em Newstrom (2011), uma alternativa correta:

A. A ideia de diferenças individuais advém da Psicologia, portanto é importante considerar que os colaboradores de uma organização, apresentar-se-ão mais motivados se forem tratados da mesma forma, com igualdade, pelos seus líderes, fundamentalmente porque a Administração, enquanto ciência social aplicada, está voltada à prática de gerir e alcançar metas, tão somente.
B. Uma vez que as diferenças individuais entre os indivíduos que compõem a força de trabalho de uma organização, continuamente se renovam, desde que nascem, a abordagem adotada pelos gestores deve ser pautada pela estatística.
C. A percepção, visão humana sobre o ambiente objetivo, pode ser compreendida como um filtro coletivo, por meio do qual um grupo de trabalho observa, organiza e interpreta as contingências do ambiente.
D. É possível que, por meio das perspectivas do comportamento motivado, que as pessoas sejam motivadas a partir do que o líder interpreta que elas poderiam ser, independentemente do que elas próprias desejam.
E. A percepção seletiva diz respeito à tendência de os indivíduos focarem a sua atenção em características do ambiente de trabalho que estejam mais próximas do que ele é, ou seja, que estão mais consistentes, mais aproximadas, com suas expectativas ou, de outro modo, que as reforcem.

Mais conteúdos dessa disciplina