Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Escatologia sentido da vida e esperança, a revolução copernicana desconfigurou a imagem da visão bíblica até então estabelecida, assinale a alternativa que corresponde a esta visão:

A O sheol é a morada de todos os espíritos, um ambiente intermediário entre o céu e a terra. A situação de seus habitantes é penosa até o ponto de que alguns textos o chamam lugar da perdição.
B A visão bíblica é salvífica, onde os obedientes fazem parte do coro celestial e os desobedientes são enviados para o sheol.
C A revolução copernicana não teve força para desconfigurar a imagem da visão bíblica que estava estabelecida, pois até os dias de hoje ainda as pessoas tem uma visão bíblica apocalíptica.
D Na visão bíblica apocalíptica, o céu está em cima, com o trono de Javé no centro, tendo os coros angélicos abaixo, ordenados em dignidade. O andar intermediário é a terra com o ser humano e, embaixo, o sheol, a mansão dos mortos.
E Na visão bíblica apocalíptica era demasiado simplista e religiosamente frustrante, uma vez que a vida terrena não é um bem preciso apenas a vida eterna.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a relação com a revolução copernicana e a visão bíblica. A) O sheol é a morada de todos os espíritos, um ambiente intermediário entre o céu e a terra. A situação de seus habitantes é penosa até o ponto de que alguns textos o chamam lugar da perdição. - Esta opção fala sobre o sheol, mas não aborda diretamente a desconfiguração da visão bíblica pela revolução copernicana. B) A visão bíblica é salvífica, onde os obedientes fazem parte do coro celestial e os desobedientes são enviados para o sheol. - Embora mencione a salvação, não se relaciona diretamente com a revolução copernicana. C) A revolução copernicana não teve força para desconfigurar a imagem da visão bíblica que estava estabelecida, pois até os dias de hoje ainda as pessoas têm uma visão bíblica apocalíptica. - Esta opção nega a influência da revolução copernicana, o que não é o foco da questão. D) Na visão bíblica apocalíptica, o céu está em cima, com o trono de Javé no centro, tendo os coros angélicos abaixo, ordenados em dignidade. O andar intermediário é a terra com o ser humano e, embaixo, o sheol, a mansão dos mortos. - Esta opção descreve a hierarquia do céu e do sheol, refletindo uma visão tradicional que pode ter sido desconfigurada pela revolução copernicana. E) Na visão bíblica apocalíptica era demasiado simplista e religiosamente frustrante, uma vez que a vida terrena não é um bem preciso apenas a vida eterna. - Esta opção critica a visão bíblica, mas não aborda diretamente a desconfiguração causada pela revolução copernicana. Após essa análise, a alternativa que melhor corresponde à visão que foi desconfigurada pela revolução copernicana é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Significa que a escatologia tradicional estava marcada por um forte apego pelo momento. B Significa que o que importava para a escatologia era apenas a salvação da alma e nada além disso. C O éschaton já se inseriu no tempo e na história, mas ainda não foi realizado plenamente. Comentário: Esta é a alternativa correta porque “A visão anterior ao Concílio Vaticano II revelava, no conjunto da história, no campo da teologia, algo que foi acrescido pelo campo da exegese, em que a escatologia deixa de ser notada como tratado último, ou apêndice da teologia dogmática. Mas nasce com um novo movimento dialético, um já e o ainda não. Dessa forma, o éschaton já se inseriu no tempo e na história, mas ainda não foi realizado plenamente. Nesse contexto, vemos a novidade de um pensar terreno em que o tempo torna-se aspecto importante para a compreensão da escatologia.” (livro-base, p. 39, 40) D A escatologia, éschaton, pensa apenas no presente, um já, não dando importância para o futuro, ainda não. E Um já e o ainda não é o mundo que tem diante dos olhos, de toda a família humana com a totalidade das coisas, o teatro da história do gênero humano.

A Significa que a escatologia tradicional estava marcada por um forte apego pelo momento.
B Significa que o que importava para a escatologia era apenas a salvação da alma e nada além disso.
C O éschaton já se inseriu no tempo e na história, mas ainda não foi realizado plenamente.
D A escatologia, éschaton, pensa apenas no presente, um já, não dando importância para o futuro, ainda não.
E Um já e o ainda não é o mundo que tem diante dos olhos, de toda a família humana com a totalidade das coisas, o teatro da história do gênero humano.

Mais conteúdos dessa disciplina