Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o setor de shopping centers no Brasil, é correto afirmar:

a) A instalação de shopping centers amplia as desigualdades socioespaciais porque eles competem com as pequenas lojas de rua, o que leva à redução do número de estabelecimentos de varejo voltados para o atendimento das necessidades de consumo popular.
b) A expansão dos shopping centers é restringida em países de renda per capita baixa como o Brasil, o que explica por que há poucos estabelecimentos desse tipo no país.
c) A expansão dos shoppings centers se acelera no Brasil dos anos 2000 em diante porque é quando a urbanização brasileira ganha impulso com a elevação das taxas de crescimento econômico e demográfico.
d) Os shopping centers são estabelecimentos especializados no consumo de luxo, motivo pelo qual se localizam nos bairros de renda mais alta das cidades de médio e grande porte.
User badge image
CienciaGenéticaForense

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o setor de shopping centers no Brasil: a) A instalação de shopping centers amplia as desigualdades socioespaciais porque eles competem com as pequenas lojas de rua, o que leva à redução do número de estabelecimentos de varejo voltados para o atendimento das necessidades de consumo popular. - Esta afirmação é verdadeira, pois realmente os shoppings podem impactar negativamente o comércio local. b) A expansão dos shopping centers é restringida em países de renda per capita baixa como o Brasil, o que explica por que há poucos estabelecimentos desse tipo no país. - Esta afirmação é incorreta, pois o Brasil tem visto um crescimento significativo de shoppings, especialmente nas últimas décadas. c) A expansão dos shoppings centers se acelera no Brasil dos anos 2000 em diante porque é quando a urbanização brasileira ganha impulso com a elevação das taxas de crescimento econômico e demográfico. - Esta afirmação é verdadeira, pois realmente houve um aumento na construção de shoppings nesse período. d) Os shopping centers são estabelecimentos especializados no consumo de luxo, motivo pelo qual se localizam nos bairros de renda mais alta das cidades de médio e grande porte. - Esta afirmação é parcialmente verdadeira, mas não abrange a totalidade dos shoppings, que também atendem a diferentes classes sociais. Dentre as opções, a mais correta e abrangente é a a), pois reflete a realidade das desigualdades socioespaciais geradas pela instalação de shoppings.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os modelos nacionais de produção agropecuária são organizados em função de fatores ambientais, territoriais, tecnológicos, econômicos e políticos. Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) A importância atual da Rússia e da Ucrânia nas exportações mundiais de trigo é uma herança dos sovkhoses e kolkhoses, sistemas de produção agrícola instituídos na antiga URSS que se destacavam pela alta produtividade.
b) As tecnologias modernas permitiram o plantio em áreas onde as condições naturais não eram ideais para a agricultura, que não mudou o fato de os cultivos de cana, café, cacau, algodão, laranja e banana continuarem sendo mais comuns nas regiões tropicais, enquanto trigo, cevada, aveia e centeio são mais comuns em áreas temperadas.
c) No Brasil, a disponibilidade de terras agricultáveis e a dependência tecnológica fazem com que o aumento da produção agropecuária dependa da expansão da área plantada, enquanto os países com pequeno território dependem da inovação tecnológica para alavancar a produtividade e a produção.
d) A grande extensão territorial do Canadá permite que esse país desenvolvido seja um importante exportador de produtos agropecuários, como carne e laticínios.
e) Os climas áridos e semiáridos existentes na África restringem as áreas disponíveis para a produção agrícola, de modo que os países africanos padecem de problemas de insegurança alimentar e dependem das exportações de petróleo, ouro e diamantes para financiar as importações de alimento.

A divisão oficial do Brasil em cinco Grandes Regiões foi instituída em 1967 para atender às atividades de planejamento estatal. Os critérios de regionalização consideraram características econômicas e sociais e também as divisões político-administrativas das Unidades da Federação, no sentido de que nenhum estado ou o Distrito Federal poderia ter parte de seu território classificado numa Grande Região e parte em outra. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) O Nordeste se define por ser uma região de perdas econômicas e crise social, posto que a participação percentual da região no PIB brasileiro vem declinando ao longo das últimas décadas, e os indicadores sociais nordestinos permaneceram estacionados.
b) Os critérios de regionalização utilizados criam algumas distorções, como se vê no caso de Minas Gerais, dado que os municípios do Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentam indicadores dentro da média dos municípios do Sudeste, e os municípios do Norte mineiro apresentam indicadores dentro da média dos municípios do interior do Nordeste.
c) A divisão de um país continental como o Brasil em cinco regiões com milhares de municípios cada uma reflete a centralização do planejamento público sob regimes autoritários, posto que regimes democráticos utilizam divisões regionais baseadas em unidades homogêneas com dezenas de municípios.
d) Antes de 1967, o Sudeste e o Sul faziam parte da Região Centro-Sul, a qual foi dividida nessas duas Grandes Regiões para que o planejamento estatal pudesse atender às especificidades de municípios que se definem pela industrialização ou pelo dinamismo agropecuário.
e) Com a extinção da Sudam e da Sudene, essa regionalização perdeu sua funcionalidade para o planejamento, mas continua sendo utilizada por órgãos de pesquisa para a organização de dados estatísticos.

Mais conteúdos dessa disciplina