Logo Passei Direto
Buscar
Considerando as disposições da Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de agentes públicos, julgue o item a seguir. Segundo o STF, o surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo de certame anterior cujo prazo de validade ainda não tenha terminado, em regra, não gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados no certame anterior fora das vagas previstas no edital.

User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A afirmação está correta. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), o surgimento de novas vagas ou a abertura de um novo concurso para o mesmo cargo, enquanto o prazo de validade do certame anterior ainda estiver em vigor, não gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital. Isso se deve ao princípio da discricionariedade da Administração Pública, que pode decidir sobre a conveniência e a oportunidade de realizar novas nomeações, respeitando sempre os limites legais e orçamentários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas disposições constitucionais relativas a cargos, empregos e funções públicas e nas disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Pernambuco, julgue o item seguinte.
Os cargos em comissão cujas atribuições sejam de direção, chefia e assessoramento são ocupados exclusivamente por servidores efetivos.


Errado

Mais conteúdos dessa disciplina