Logo Passei Direto
Buscar
Os abacates, quando cortados e expostos ao ar, começam a escurecer. A reação química responsável por esse fenômeno é catalisada por uma enzima que transforma o catecol em 1,2-benzoquinona, que reage formando um polímero responsável pela cor marrom. Esse é um processo natural e um fator de proteção para a fruta, uma vez que as quinonas são tóxicas para as bactérias. A respeito do fenômeno descrito acima, considere as seguintes afirmacoes: 1. Na estrutura do catecol está presente a função orgânica fenol. 2. O catecol e a 1,2-benzoquinona são isômeros espaciais (enantiômeros). 3. A transformação do catecol em 1,2-benzoquinona é uma reação de oxidação. 4. Todos os átomos de carbono na estrutura da 1,2-benzoquinona possuem hibridização sp3. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmações 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmações 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmações 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmações 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmações 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. Na estrutura do catecol está presente a função orgânica fenol. Verdadeira. O catecol é um diidroxi-benzeno, que possui grupos hidroxila (-OH) ligados a um anel benzênico, caracterizando a função fenol. 2. O catecol e a 1,2-benzoquinona são isômeros espaciais (enantiômeros). Falsa. O catecol e a 1,2-benzoquinona não são enantiômeros, pois não são imagens especulares um do outro. Eles são compostos diferentes, não isômeros espaciais. 3. A transformação do catecol em 1,2-benzoquinona é uma reação de oxidação. Verdadeira. A conversão de catecol em 1,2-benzoquinona envolve a perda de elétrons, caracterizando uma reação de oxidação. 4. Todos os átomos de carbono na estrutura da 1,2-benzoquinona possuem hibridização sp3. Falsa. Na 1,2-benzoquinona, os átomos de carbono do anel benzênico estão hibridizados em sp², não sp³. Agora, vamos às alternativas: a) Somente as afirmações 1 e 2 são verdadeiras. Falsa (a afirmação 2 é falsa). b) Somente as afirmações 1 e 3 são verdadeiras. Verdadeira (as afirmações 1 e 3 são verdadeiras). c) Somente as afirmações 3 e 4 são verdadeiras. Falsa (a afirmação 4 é falsa). d) Somente as afirmações 1, 2 e 4 são verdadeiras. Falsa (as afirmações 2 e 4 são falsas). e) As afirmações 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Falsa (as afirmações 2 e 4 são falsas). Portanto, a alternativa correta é: b) Somente as afirmações 1 e 3 são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma estudante coloca em uma panela 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de óleo vegetal e 1/2 xícara de água. Ao aquecer a mistura e mantendo-a em fervura branda, é correto afirmar que o óleo vegetal sofre uma reação de:
a) polimerização por adição.
b) hidrólise ácida.
c) polimerização por condensação.
d) saponificação.
e) hidrogenação catalítica.

Mais conteúdos dessa disciplina