Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a ideia da dignidade da pessoa humana, podemos afirmar que:

não há um consenso sobre quais seriam as condições necessárias para se assegurar a dignidade da pessoa humana, cada sociedade possui suas necessidades que variam, inclusive, com o tempo.
o conceito de dignidade da pessoa humana é uma série de necessidades debatidas e aprovadas por uma Corte internacional das Nações Unidas e que se valida ao ser aceito por mais de 150 países do mundo.
a dignidade da pessoa humana é um termo extremamente contestado por antropólogos que apontam que determinar condições de dignidade inferioriza populações que vivem abaixo da linha da pobreza.
o termo dignidade da pessoa humana apareceu pela primeira vez na Declaração de Independência dos Estados Unidos que procurava justificar o desrespeito a essas condições como motivo do rompimento com a Inglaterra.
a ideia de dignidade da pessoa humana é um conceito social aplicado juridicamente aos direitos fundamentais, sendo a base de todo recurso.
User badge image
DireitosHumanizados

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Sobre a ideia da dignidade da pessoa humana, a afirmação mais correta é que "a ideia de dignidade da pessoa humana é um conceito social aplicado juridicamente aos direitos fundamentais, sendo a base de todo recurso." Isso porque a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental que fundamenta os direitos humanos e é reconhecida em diversas legislações e tratados internacionais. As outras afirmações contêm imprecisões ou não refletem o consenso sobre o tema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a Constituição vigente no Brasil e os Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Nossa Constituição é mais antiga do que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, por isso, não conseguimos garantir muitos direitos;
Escrevemos a atual Constituição ao final do regime militar, e por garantir uma série de direitos inéditos ao povo, ela é conhecida como Constituição Cidadã;
A atual Constituição foi escrita durante o regime militar e não fala sobre Direitos Humanos, esses foram garantidos somente em 1990 com emendas parlamentares.
A Constituição atual foi escrita durante a Guerra Fria e, por isso, houve uma grande preocupação em garantir direitos liberais, esquecendo-se de garantir os Direitos Humanos;
A Constituição de 1889 cria no Brasil o princípio de uma República respeitadora dos Direitos Humanos, desde o início da República.

Sobre a história dos Direitos Humanos, é possível afirmar que:

A discussão sobre Direitos Humanos vem desde a Antiguidade, quando os gregos se reuniam nos templos religiosos para discutir os direitos dos cidadãos;
Não é possível falar sobre uma história dos Direitos Humanos, pois, até a criação das Nações Unidas, não havia uma preocupação sobre assunto;
Pouco conhecemos sobre os antigos Direitos Humanos, pois as primeiras sociedades que discutiram assunto não deixaram registros escritos sobre isso;
O Iluminismo foi um movimento fundamental para iniciar a confecção das primeiras declarações, pois já defendiam conceitos como a liberdade e a igualdade.
Ele é uma invenção do pós-Guerra Mundial como resultado das atrocidades nazistas.
a) A afirmativa I está correta.
b) A afirmativa II está correta.
c) A afirmativa III está correta.
d) A afirmativa IV está correta.
e) A afirmativa V está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina