Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Analise a tira de quadrinhos abaixo. Embora hermafroditas, os caramujos normalmente têm fecundação cruzada, mecanismo que leva a descendência a apresentar:

a. aumento de variabilidade genética em relação à autofecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente.
b. diminuição da variabilidade genética em relação à autofecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente.
c. variabilidade genética semelhante à da autofecundação e as mesmas chances de adaptação das espécies ao ambiente.
d. diminuição de variabilidade genética em relação à autofecundação e menor chance de adaptação das espécies ao ambiente.
e. variabilidade genética semelhante a da autofecundação e menor chance de adaptação das espécies ao ambiente.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que significa fecundação cruzada e como isso afeta a variabilidade genética. A fecundação cruzada, que ocorre entre indivíduos diferentes, geralmente resulta em uma maior variabilidade genética em comparação com a autofecundação, onde um único indivíduo se fecunda. Essa maior variabilidade genética é benéfica, pois aumenta as chances de adaptação das espécies ao ambiente, permitindo que a descendência tenha características que podem ser mais adequadas a diferentes condições ambientais. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Aumento de variabilidade genética em relação à autofecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente. - Correto, pois a fecundação cruzada aumenta a variabilidade genética e, consequentemente, a adaptação. b) Diminuição da variabilidade genética em relação à autofecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente. - Incorreto, pois a variabilidade genética não diminui. c) Variabilidade genética semelhante à da autofecundação e as mesmas chances de adaptação das espécies ao ambiente. - Incorreto, pois a fecundação cruzada aumenta a variabilidade. d) Diminuição de variabilidade genética em relação à autofecundação e menor chance de adaptação das espécies ao ambiente. - Incorreto, pois a variabilidade não diminui. e) Variabilidade genética semelhante à da autofecundação e menor chance de adaptação das espécies ao ambiente. - Incorreto, pois a fecundação cruzada aumenta a variabilidade e a chance de adaptação. Portanto, a alternativa correta é: a) aumento de variabilidade genética em relação à autofecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos moluscos.

a) São animais diploblásticos acelomados.
b) Têm respiração braquial ou 'pulmonar'.
c) Possuem o corpo constituído, basicamente, por cabeça, pé e massa visceral.
d) Têm excreção através de nefrídios.
e) São de sexos separados ou hermafroditas.

Observe estas figuras: O mexilhão dourado de água doce, molusco originário do sudoeste da Ásia, é uma espécie invasora do sistema hídrico brasileiro, que provoca sérios problemas em estações de água, indústrias e hidrelétricas. Entre as características que facilitam a disseminação e o aumento da população desse molusco, NÃO se inclui:
a) o notável controle de sua população por inimigos naturais.
b) a intensa disseminação de suas larvas.
c) a sua rápida maturação sexual.
d) a sua considerável capacidade adaptativa a diferentes ambientes.

Mais conteúdos dessa disciplina