Logo Passei Direto
Buscar
As práticas de educação em saúde no SUS compreendem: A Dimensões vinculadas à doença e à prescrição de normas, sendo consideradas estratégias básicas para a promoção da saúde. B Relações entre sujeitos sociais que portam diferentes saberes e ocupam diferentes espaços. São práticas dialógicas, estratégicas, participativas, mediadas pela ação comunicativa entre os participantes, podendo ser mais ou menos formalizadas. C Ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde. D Ações de institucionalização de espaços de participação, desenvolvimento de mecanismos democráticos de gestão e formação de gestores para a gestão estratégica e participativa. E Eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde.
User badge image
Cleiton Lucas

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre as práticas de educação em saúde no SUS, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Dimensões vinculadas à doença e à prescrição de normas, sendo consideradas estratégias básicas para a promoção da saúde. - Esta opção foca mais na doença e na prescrição, o que não abrange completamente a educação em saúde. B) Relações entre sujeitos sociais que portam diferentes saberes e ocupam diferentes espaços. São práticas dialógicas, estratégicas, participativas, mediadas pela ação comunicativa entre os participantes, podendo ser mais ou menos formalizadas. - Esta opção destaca a importância da comunicação e da participação, que são fundamentais na educação em saúde. C) Ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde. - Embora importante, esta opção se concentra mais em movimentos sociais do que nas práticas de educação em saúde em si. D) Ações de institucionalização de espaços de participação, desenvolvimento de mecanismos democráticos de gestão e formação de gestores para a gestão estratégica e participativa. - Esta opção fala sobre gestão e participação, mas não aborda diretamente a educação em saúde. E) Eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde. - Esta opção se refere a ações de conscientização, mas não abrange a educação em saúde de forma ampla. A alternativa que melhor representa as práticas de educação em saúde no SUS, considerando a ênfase na comunicação, participação e saberes diversos, é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a Constituição Federal Brasileira a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. Considerando a Educação em Saúde como estratégia de promover saúde é correto afirmar:
a) Até os dias de hoje, a Educação em Saúde no Brasil é basicamente uma iniciativa das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinada aos seus interesses.
b) Apesar da participação de profissionais de saúde nas experiências de Educação Popular manteve-se no setor de saúde uma tradição autoritária e normatizadora da Educação em Saúde.
c) A Educação em Saúde é o campo de prática e conhecimento do setor Saúde que tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação assistencial e o pensar e fazer cotidiano da população.
d) A Educação em Saúde visa criar sujeitos subalternos educados: sujeitos limpos, polidos, alfabetizados, bebendo água fervida, comendo farinha de soja e defecando em fossas sépticas, independentemente da conquista de sua liberdade e de seus direitos.
e) As práticas de Educação em Saúde têm como objetivo principal a inserção de um técnico nas pequenas comunidades periféricas identificando lideranças e problemas mobilizadores.

Acerca das relações entre educação e saúde, é correto afirmar que, na atualidade:
a) As ações de promoção da saúde agregam as de educação em saúde.
b) há maior preocupação em envolver mais diretamente as pessoas que estão sob risco de adoecer, ao contrário daquelas que apresentam bom estado de saúde.
c) por meio da educação, busca-se alcançar o estado de saúde plena, isto é, a mais completa ausência de doença.
d) o público-alvo do enfermeiro educador é constituído, prioritariamente, pelos outros profissionais da equipe de enfermagem.
e) a educação em saúde é o ramo da atuação da enfermagem voltada exclusivamente para a formação de mão de obra nessa área.

Prevenção em Saúde Pública é a ação antecipada com o objetivo de interceptar ou anular a evolução de uma doença.
Qual a medida de prevenção primária tem como resultado a manutenção da saúde e do bem-estar geral?
a) Fisioterapia
b) Isolamento
c) Educação em saúde
d) Terapia ocupacional
e) Aconselhamento genético

A educação em saúde está voltada para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa que não corresponde aos objetivos da educação em saúde.
a) Conscientizar o indivíduo para que considere a saúde como um valor.
b) Estimular a utilização dos serviços de saúde
c) Orientar o indivíduo sobre o fato de que a sua saúde depende somente do Estado.
d) Incentivar o indivíduo a cuidar de sua saúde por meio dos próprios esforços e ações, exercendo a cidadania almejada.
e) Fornecer conhecimento com a finalidade de estimular pacientes para efetivar mudanças em seu comportamento.

Considera-se como um dos pressupostos importantes da Política Nacional de Educação Popular em Saúde
A) o diálogo.
B) o método científico.
C) a centralização no profissional de saúde.
D) a recusa de práticas e saberes populares.
E) a alienação.

Ser enfermeiro é sinônimo de educar. No seu trabalho diário, a qualidade do cuidado para com os clientes e familiares é de sua responsabilidade do profissional da enfermagem, além do desenvolvimento de profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho. A grande parte dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem possui disciplinas cujo objetivo é preparar o enfermeiro para atuar como um agente educador, porém, é preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem que o auxiliem nessa atividade. Dado esse contexto, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem:
a) Ato real de ensinar.
b) Abordagem educativa de transmissão de conhecimento.
c) É um processo interno, em que o aprendizado ocorre não apenas pelas explicações teóricas, mas também pelas experiências vivenciadas pelo aprendiz.
d) Processo de troca de informações dentro de um ambiente adequado.
e) Habilidades adquiridas através de sequência de aulas.

Analise as assertivas abaixo a respeito da Educação Popular em Saúde e assinale a alternativa correta: I - Busca empreender uma relação de troca de saberes entre o saber popular e o científico, em que ambos têm as e enriquecer reciprocamente. II - Tem como balizador ético político os interesses das classes populares, considerando os movimentos sociais locais com os seus interlocutores preferenciais. III –Prioriza promover processo educativo com a população, com vistas a fortalecer a relação vertical entre profissional e usuário. IV- Tem como eixos agregadores, a concepção de educação popular de Paulo Freire e a orientação por modos alternativos e diferenciados de lutar pelas transformações das relações de subordinação e opressão, em favor da autonomia.
A) Somente I está correta.
B) Somente I, II e III estão corretas.
C) Somente I, II e IV estão corretas.
D) Somente II, III e IV estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina