Ed
há 2 anos
Para responder corretamente à pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que é afirmado no texto. (A) "ainda que de eficácia limitada, a linguagem gestual tem lugar no desenvolvimento do homem desde o início da comunicação verbal." - Essa afirmação parece contradizer a ideia de que a linguagem gestual é importante desde o início da comunicação, mas a parte "de eficácia limitada" pode ser discutível. (B) "embora a linguagem gestual, ou mímica, não se limite ao idioma de quem a utiliza, diferenças culturais chegam a atribuir sentidos contrários a um mesmo gesto." - Esta afirmação é verdadeira e reflete a diversidade cultural na interpretação de gestos. (C) "uma vez que a utilização da linguagem gestual é intensa na infância, mesmo que dispensável na vida adulta, terminamos por preservar-lhe alguns resquícios." - Essa afirmação pode ser verdadeira, mas a ideia de que é "dispensável" na vida adulta pode ser questionável. (D) "ao contrário, por exemplo, da língua de sinais desenvolvida para deficientes auditivos, a mímica, presente desde a infância, é preponderantemente de caráter instintivo." - Essa afirmação pode ser discutível, pois a mímica não é apenas instintiva, mas também aprendida. (E) "a despeito dos idiomas, a vantagem da linguagem de sinais é sua possibilidade generalizada de efetivar a comunicação entre os mais diferentes povos." - Essa afirmação é verdadeira, mas não necessariamente se relaciona diretamente com a ideia central do texto. Após analisar as alternativas, a que parece mais correta e que reflete a complexidade da linguagem gestual e suas variações culturais é a (B).
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material