Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
As ideias da Ilustração ou Iluministas tiveram grande importância na ruptura do Antigo Regime. Podemos considerar verdadeiro a respeito dessas ideias que.

A) opunham-se firmemente ao racionalismo e ao pensamento científico.
B) representavam os interesses da nobreza agrária em oposição à burguesia urbana.
C) combatiam o absolutismo monárquico e o mercantilismo.
D) afirmavam os valores religiosos, o teísmo e a Escolástica.
E) receberam pronto apoio da Igreja.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às ideias da Ilustração: A) opunham-se firmemente ao racionalismo e ao pensamento científico. - FALSO. As ideias da Ilustração promoviam o racionalismo e o pensamento científico. B) representavam os interesses da nobreza agrária em oposição à burguesia urbana. - FALSO. As ideias iluministas geralmente defendiam os interesses da burguesia urbana e criticavam a nobreza agrária. C) combatiam o absolutismo monárquico e o mercantilismo. - VERDADEIRO. Os iluministas criticavam o absolutismo e o mercantilismo, defendendo ideias de liberdade, igualdade e direitos individuais. D) afirmavam os valores religiosos, o teísmo e a Escolástica. - FALSO. As ideias da Ilustração muitas vezes questionavam a religião tradicional e a Escolástica, promovendo uma visão mais secular. E) receberam pronto apoio da Igreja. - FALSO. Em geral, as ideias iluministas foram vistas com desconfiança pela Igreja, que se opunha a muitas de suas propostas. Portanto, a alternativa correta é: C) combatiam o absolutismo monárquico e o mercantilismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as alternativas abaixo e relacione cada uma delas com uma das teorias da origem do Estado: I.Esta teoria está justificada, segundo os seus defensores, na análise da origem da sociedade egípcia, dos Incas, Astecas, Mongóis e diversas outras sociedades que surgiram através da imposição da força de seus líderes sobre os mais fracos e se refletiu claramente na violência e na escravidão contra os oprimidos. II.Para os defensores desta corrente o Estado teria surgido a partir de uma convenção ou acordo entre os indivíduos de uma sociedade que iriam abrir mão de suas liberdades individuais para se submeter ao poder de um Estado. III.Nesta corrente se tem a ideia de fusão entre o momento do surgimento da humanidade e a criação do Estado. Tal teoria estaria baseada na ideia de que o desenvolvimento dos núcleos familiares teria dado início também ao instituto do Estado. IV.Para esta teoria se considera diversa a origem de Estado e de Poder, não tendo estes surgido ao mesmo tempo, de forma que, haveria o poder antes mesmo de haver Estado, no entanto, o surgimento deste se daria de forma natural como um resultado da própria evolução da sociedade. De acordo com as afirmativas, podemos concluir que as teorias citadas são, respectivamente:

a) Histórica, racional, primitiva e conceitual;
b) Violenta, Darwinista, socialista e primitiva;
c) Positivista, contratualista, primitiva e conservadora;
d) Violenta, contratualista, familial e natural;
e) Opositora, capitalista, construtivista e contratualista.

Mais conteúdos dessa disciplina