Logo Passei Direto
Buscar
O sinal indicativo de crase está corretamente empregado na alternativa:

(A) Ainda muito pequena, já é possível a criança começar à gostar de livros.
(B) Em uma livraria, as crianças manuseiam e escolhem livros à seu bel-prazer.
(C) A obrigação técnica de selecionar livros para os alunos cabe à área docente.
(D) Sentir-se igual à uma fada pode aumentar a autoestima da criança.
(E) Um livro pode estar associado à situações delicadas que a família está vivenciando.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar o uso correto da crase, precisamos lembrar que a crase ocorre na fusão da preposição "a" com o artigo "a". Vamos analisar cada alternativa: (A) "Ainda muito pequena, já é possível a criança começar à gostar de livros." - Aqui, "à" está incorreto, pois não se usa crase antes de verbos. (B) "Em uma livraria, as crianças manuseiam e escolhem livros à seu bel-prazer." - O correto seria "a seu bel-prazer", sem crase, pois "seu" não exige artigo. (C) "A obrigação técnica de selecionar livros para os alunos cabe à área docente." - Aqui, "à" está correto, pois se refere à área (artigo definido) e a preposição "a". (D) "Sentir-se igual à uma fada pode aumentar a autoestima da criança." - O correto seria "igual a uma fada", sem crase, pois "uma" não exige artigo. (E) "Um livro pode estar associado à situações delicadas que a família está vivenciando." - O correto seria "a situações delicadas", sem crase, pois "situações" não exige artigo. Portanto, a alternativa correta em que o sinal indicativo de crase está corretamente empregado é: (C) "A obrigação técnica de selecionar livros para os alunos cabe à área docente."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo, perante o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo – DETRAN. De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, a conduta descrita é

A) proibida, pois o funcionário público pode exercer o direito de petição perante quaisquer repartições públicas, mas somente em nome próprio, não podendo representar terceiros.
B) indiferente ao Estatuto, que nada prevê em relação à possibilidade do funcionário público peticionar, em nome próprio ou de terceiros, perante repartições públicas.
C) permitida, pois o funcionário pode, excepcionalmente, ser procurador ou servir de intermediário perante qualquer repartição pública, quando se tratar de interesse de cônjuge ou parente até segundo grau.
D) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio ou de qualquer terceiro.
E) proibida, pois ao funcionário público é vedado peticionar perante qualquer repartição pública, não podendo requerer, representar, pedir reconsideração ou recorrer de decisões, ainda que em nome próprio.

Mais conteúdos dessa disciplina