Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos denominados “limitadores do poder discricionário”, aponte a alternativa correta: A - O único limitador é a vontade política. B - O princípio do devido processo legal é o único limitador do Poder Discricionário. C – O único limitador do Poder Discricionário é a vontade do agente, D - Os princípios gerais da Administração Pública, contidos no caput do artigo 37 da Constituição, são limitadores do exercício do Poder Discricionário. E - As “cláusulas pétrias” é o único limitador do Poder Discricionário.
User badge image
Priscila Branco

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta sobre os limitadores do poder discricionário, vamos analisar cada alternativa: A - O único limitador é a vontade política. Incorreta. A vontade política não é o único limitador do poder discricionário. B - O princípio do devido processo legal é o único limitador do Poder Discricionário. Incorreta. O devido processo legal é um importante limitador, mas não é o único. C - O único limitador do Poder Discricionário é a vontade do agente. Incorreta. A vontade do agente não é um limitador, mas sim uma parte do exercício do poder discricionário. D - Os princípios gerais da Administração Pública, contidos no caput do artigo 37 da Constituição, são limitadores do exercício do Poder Discricionário. Correta. Os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência são, de fato, limitadores do poder discricionário. E - As “cláusulas pétrias” é o único limitador do Poder Discricionário. Incorreta. As cláusulas pétreas são importantes, mas não são o único limitador. Portanto, a alternativa correta é: D - Os princípios gerais da Administração Pública, contidos no caput do artigo 37 da Constituição, são limitadores do exercício do Poder Discricionário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao Direito Administrativo, aponte a alternativa INCORRETA:
A) O Direito Administrativo trata da organização da própria Administração Pública.
B) O Direito Administrativo é fundamental para a realização das competências da Administração Pública.
C) O Direito Administrativo é ramo do direito público e excepcionalmente do direito privado.
D) O Direito Administrativo delimita a função administrativa do Estado.
E) O Direito Administrativo pode ser apreciado em razão de seu objetivo, conceitos e pelos princípios que o regem.

Trata-se de uma manifestação do interesse público de forma direta ou indireta, que tem um escopo muito próximo do ato jurídico. Aponte a alternativa que indica o que a presente afirmativa está abordando:
A) A afirmativa está abordando o fato da administração.
B) A afirmativa está abordando o fato de expectativa jurídica.
C) A afirmativa está abordando o ato sobre fato de expectativa jurídica.
D) A afirmativa está abordando o ato administrativo.
E) A afirmativa está abordando do ato de expectativa jurídica.

“É uma pessoa jurídica, formada pela união de entes federativos, para realização de objetivos comuns, fundamentada na cooperação federativa”. Assinale a alternativa, que indica o que a presente afirmativa está tratando:
A) A afirmativa trata do fundo público.
B) A afirmativa trata do desvio legal de interesses.
C) A afirmativa trata do pacto intradominus.
D) A afirmativa trata do consórcio público.
E) A afirmativa trata da cooperação integrada.

Leia a afirmativa a seguir, e aponte a alternativa que lhe completa as lacunas: “O _______________possui uma íntima relação com o princípio da igualdade, ou seja, impede condutas que provoquem um desequilíbrio de tratamento dos administrados, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas”.
A) Princípio Moralidade Diferida.
B) Princípio do Desvio de Finalidade.
C) Princípio da Impessoalidade.
D) Princípio da Legalidade.
E) Princípio da Motivação.

Leia a afirmativa a seguir e após assinale a alternativa CORRETA: “[...] é uma pessoa jurídica de direito público, instituída para desempenhar atividades administrativas sob regime de direito público, criada por lei que determina o grau de sua autonomia em face da Administração direta”.
A) A afirmativa está tratando do consórcio público.
B) A afirmativa está tratando da sociedade de economia mista.
C) A afirmativa está tratando da autarquia.
D) A afirmativa está tratando da empresa pública.
E) A afirmativa está tratando das cooperativas.

Leia as afirmativas a seguir, apontando, na sequência, a alternativa correta. I – Uma das expectativas da população, de modo geral, é de que as condutas praticadas pela Administração Pública, por seus órgãos ou agentes, sejam efetivamente voltadas ao interesse público, sem qualquer lastro de satisfação diversa deste. II– Para a efetivação de uma postura justa e honesta, a Administração deve pautar-se em posturas de equilíbrio e “bom senso”, para ter aceitabilidade mediana da coletividade, na proteção dos interesses coletivos. III – O princípio da moralidade exige dos que compõem a Administração Pública um comportamento “probo”, ou seja, honesto.
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
E) Somente a afirmativa II está correta.

Dentre os denominados Princípios Decorrentes, relativos ao Direito Administrativo, assinale a alternativa que indica, corretamente, a nominação do princípio que tem por objetivo coadunar as pretensões do indivíduo ou da coletividade quanto às posturas a serem adotadas pela Administração Pública, ou seja, de perseguir a todo momento a satisfação dos direitos fundamentais:
A) Trata-se do Princípio da Motivação.
B) Trata-se do Princípio da Legalidade.
C) Trata-se do Princípio da Eficiência Legal.
D) Trata-se do Princípio da Finalidade.
E) Trata-se do Princípio da Moralidade Eficiente.

Mais conteúdos dessa disciplina