Logo Passei Direto
Buscar

Leia o trecho a seguir:

“Ironicamente, o modelo Relacional é péssimo para lidar com relacionamento de dados, principalmente os que são frequentemente mutáveis, como um usuário “seguir” outro no Twitter. Sua estrutura não é flexível, forçando as colunas a terem valores nulos.”Fonte: DELUCA, C. Faça a Teoria dos Grafos trabalhar para a sua empresa. 2018. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.

Os bancos de dados não relacionais orientados a grafos possuem algumas características que os definem, e algumas delas são totalmente opostas às características dos bancos de dados relacionais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ACID x BASE, pode-se afirmar que uma das características dos bancos de dados não relacionais orientados a grafos é:

conseguir aumentar a escalabilidade das bases de dados dentro dos servidores, resultando em um desempenho mais satisfatório no seu acesso.

a implementação paralela dos três componentes do modelo CAP: Consistência, Disponibilidade e Tolerância ao particionamento.

a facilidade de implantar bases de dados normalizadas, objetivando diminuir redundâncias no conjunto de dados.

a isenção da propriedade BASE (Basically Available, Soft state, Eventual consistency), expandindo a sua utilização.

possuir uma abordagem prática, que segue o princípio de utilização da linguagem SQL em bancos de dados diferentes.

User badge image
Marcelo Soares

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre as características dos bancos de dados não relacionais orientados a grafos, vamos analisar as alternativas apresentadas: a) conseguir aumentar a escalabilidade das bases de dados dentro dos servidores, resultando em um desempenho mais satisfatório no seu acesso. - Esta é uma característica importante dos bancos de dados não relacionais, que geralmente são projetados para escalar horizontalmente. b) a implementação paralela dos três componentes do modelo CAP: Consistência, Disponibilidade e Tolerância ao particionamento. - O modelo CAP é uma consideração importante, mas não é uma característica exclusiva dos bancos de dados orientados a grafos. c) a facilidade de implantar bases de dados normalizadas, objetivando diminuir redundâncias no conjunto de dados. - Os bancos de dados não relacionais, especialmente os orientados a grafos, não se concentram na normalização como os relacionais. d) a isenção da propriedade BASE (Basically Available, Soft state, Eventual consistency), expandindo a sua utilização. - Na verdade, os bancos de dados não relacionais geralmente adotam a propriedade BASE, não a isentam. e) possuir uma abordagem prática, que segue o princípio de utilização da linguagem SQL em bancos de dados diferentes. - Os bancos de dados orientados a grafos não utilizam SQL como principal linguagem de consulta, mas sim linguagens específicas como Gremlin ou Cypher. Dentre as opções, a que melhor se alinha com as características dos bancos de dados não relacionais orientados a grafos é: a) conseguir aumentar a escalabilidade das bases de dados dentro dos servidores, resultando em um desempenho mais satisfatório no seu acesso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina