Logo Passei Direto
Buscar
Gerson está respondendo a procedimento investigatório, conduzido por delegado de Polícia Civil. Em meio a investigação foi decretado sigilo do Inquérito policial para assegurar as investigações. Nessa situação hipotética, marque a alternativa CORRETA.

A - O advogado somente terá acesso aos autos do inquérito policial se não for decretado o seu sigilo, caso em que terá que aguardar a instauração do processo judicial.
B - O advogado poderá examinar aos autos do inquérito policial e ainda ter informações sobre os atos de investigação que ainda serão realizados.
C - Nos crimes hediondos o advogado do indiciado não terá acesso aos autos para assegurar a proteção das investigações.
D - O advogado poderá examinar aos autos do inquérito policial ainda que tenha sido decretado o seu sigilo.
E - O sigilo decretado no inquérito policial não impede que os meios de comunicações televisivas tenham acesso, tendo em vista a necessidade de se preservar a ordem pública.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao acesso do advogado aos autos do inquérito policial, especialmente quando há sigilo decretado: A - O advogado somente terá acesso aos autos do inquérito policial se não for decretado o seu sigilo, caso em que terá que aguardar a instauração do processo judicial. Análise: Esta alternativa está correta em parte, pois o advogado realmente não terá acesso aos autos se houver sigilo, mas não é necessário aguardar a instauração do processo judicial para ter acesso, pois ele pode ter acesso em outras situações. B - O advogado poderá examinar aos autos do inquérito policial e ainda ter informações sobre os atos de investigação que ainda serão realizados. Análise: Esta alternativa está incorreta, pois se o inquérito está sob sigilo, o advogado não pode ter acesso aos autos nem informações sobre atos futuros. C - Nos crimes hediondos o advogado do indiciado não terá acesso aos autos para assegurar a proteção das investigações. Análise: Esta alternativa é incorreta, pois o advogado tem direito ao acesso aos autos, mesmo em casos de crimes hediondos, embora possa haver restrições em situações específicas. D - O advogado poderá examinar aos autos do inquérito policial ainda que tenha sido decretado o seu sigilo. Análise: Esta alternativa é incorreta, pois o sigilo impede o acesso do advogado aos autos do inquérito. E - O sigilo decretado no inquérito policial não impede que os meios de comunicações televisivas tenham acesso, tendo em vista a necessidade de se preservar a ordem pública. Análise: Esta alternativa é incorreta, pois o sigilo do inquérito deve ser respeitado e não pode ser acessado pela mídia. Diante da análise, a alternativa correta é a A. O advogado somente terá acesso aos autos do inquérito policial se não for decretado o seu sigilo, caso em que terá que aguardar a instauração do processo judicial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na qualidade de advogado contratado pelo Deputado, assinale a alternativa que indica a peça processual ou pretensão processual, exclusiva de advogado, cabível na hipótese acima.
a. Liberdade Provisória.
b. Habeas Corpus.
c. Relaxamento de Prisão.
d. Revisão Criminal.

Mais conteúdos dessa disciplina