Logo Passei Direto
Buscar

Anatomia

Colégio Objetivo
6 - O esôfago é um tubo muscular de aproximadamente 25 cm de comprimento que se encontra posteriormente à traqueia. Sua principal função é transportar os alimentos até o estômago, através de movimento ou contrações na sua musculatura. Com relação às camadas que fazem parte das paredes do esôfago, assinale a alternativa INCORRETA:

A - A tela submucosa contém tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos e glândulas salivares, que são responsáveis pela secreção de substâncias digestivas, auxiliando a quebra dos alimentos até o estômago.
B - A camada superficial do esôfago é conhecida como túnica adventícia, em vez de túnica serosa como no estômago e nos intestinos.
C - A túnica mucosa do esôfago consiste em epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, lâmina própria (tecido conjuntivo frouxo) e lâmina muscular da mucosa (músculo liso).
D - Na camada muscular da porção proximal do esôfago encontramos células musculares esqueléticas, na porção média células musculares esqueléticas e lisas e na porção distal apenas células musculares lisas.
User badge image
anatomiacorpohumano

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA: A - A tela submucosa contém tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos e glândulas salivares, que são responsáveis pela secreção de substâncias digestivas, auxiliando a quebra dos alimentos até o estômago. Análise: A descrição está correta, pois a submucosa realmente contém esses componentes. B - A camada superficial do esôfago é conhecida como túnica adventícia, em vez de túnica serosa como no estômago e nos intestinos. Análise: Isso está correto. O esôfago possui túnica adventícia, enquanto o estômago e intestinos têm túnica serosa. C - A túnica mucosa do esôfago consiste em epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, lâmina própria (tecido conjuntivo frouxo) e lâmina muscular da mucosa (músculo liso). Análise: Essa descrição também está correta. D - Na camada muscular da porção proximal do esôfago encontramos células musculares esqueléticas, na porção média células musculares esqueléticas e lisas e na porção distal apenas células musculares lisas. Análise: Esta afirmação é INCORRETA. A porção proximal do esôfago é composta por músculo esquelético, mas a porção média é predominantemente esquelética, enquanto a porção distal é composta apenas por músculo liso. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

4 - "O estômago faz parte do sistema digestivo e é um dos órgãos envolvidos na digestão dos alimentos que consumimos. Em suas paredes que se encontram as glândulas gástricas, as estruturas responsáveis por produzir e liberar o suco gástrico, um líquido claro que ajuda a 'decompor' o que comemos. Essa substância é composta principalmente por água, enzimas, sais inorgânicos, uma pequena quantidade de ácido láctico - e uma bela dose de ácido clorídrico, que é uma solução altamente corrosiva que ajuda a transformar o bolo alimentar em uma massa pastosa chamada quimo. O estômago produz e libera um ácido capaz inclusive de dissolver alguns metais. Como é que o órgão não digere ele mesmo?". Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais que secretam uma camada de substância viscosa e aderente que evita que o suco gástrico corroa o órgão. PORQUE II- Além de funcionar como uma barreira física entre o suco gástrico e as paredes do estômago, possui característica alcalina, que protege o epitélio dos efeitos corrosivos do suco gástrico. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/104106-como-e-que-o-nosso-estomago-nao-digere-ele-mesmo.htm. Acesso em: 4 out. 2019.

A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B - As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
C - As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina