Logo Passei Direto
Buscar
Elina, aluna do polo Senador Guiomard (AC), está iniciando o curso de graduação em Pedagogia e se deparou com a discussão sobre o conceito de didática. Diante da necessidade de expandir seus conhecimentos, qual alternativa abaixo melhor identifica um possível resumo sobre o tema para a estudante?

Didática, para Comênio, trata-se de assumir com desenvoltura a vigilância sobre os estudantes.
É opcional para o processo de formação de docentes no Ensino Superior.
Dominar a didática não é o suficiente para o educador, é necessário carisma e energia, elementos esses ensinados na disciplina de legislação para educação.
A didática, ao se pretender como parte do currículo de pedagogia, tem receitas prontas para o professor ensinar, e, consequentemente, para o aluno aprender. Aquilo que estiver fora dos seus postulados é um erro.
É uma disciplina que se propõe a atuar sob termos humanos, técnicos e políticos para promover debates sobre uma série de processos pedagógicos como ensino, aprendizagem, avaliação dentre outros temas.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar o melhor resumo sobre o tema da didática para a estudante Elina, vamos analisar as alternativas apresentadas: 1. Didática, para Comênio, trata-se de assumir com desenvoltura a vigilância sobre os estudantes. - Essa definição é muito restrita e não abrange a complexidade do conceito de didática. 2. É opcional para o processo de formação de docentes no Ensino Superior. - A didática é fundamental na formação de docentes, portanto, essa afirmação não é correta. 3. Dominar a didática não é o suficiente para o educador, é necessário carisma e energia, elementos esses ensinados na disciplina de legislação para educação. - Embora carisma e energia sejam importantes, essa afirmação desvia do foco principal da didática. 4. A didática, ao se pretender como parte do currículo de pedagogia, tem receitas prontas para o professor ensinar, e, consequentemente, para o aluno aprender. Aquilo que estiver fora dos seus postulados é um erro. - Essa visão é muito rígida e não reflete a flexibilidade e a adaptação que a didática deve ter. 5. É uma disciplina que se propõe a atuar sob termos humanos, técnicos e políticos para promover debates sobre uma série de processos pedagógicos como ensino, aprendizagem, avaliação dentre outros temas. - Esta alternativa abrange a didática de forma mais ampla, considerando suas múltiplas dimensões e a importância do debate sobre processos pedagógicos. A alternativa que melhor identifica um possível resumo sobre o tema da didática para a estudante é: 5. É uma disciplina que se propõe a atuar sob termos humanos, técnicos e políticos para promover debates sobre uma série de processos pedagógicos como ensino, aprendizagem, avaliação dentre outros temas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diná é pedagoga em uma escola de EJA em Salgueiro (PE) e tem notado que os docentes consideram a avaliação mediadora um exercício complexo para ser executado, pois avaliam que a relação intensa que o método demanda não seria exequível. Isso em especial por conta das condições materiais, do alto número de estudantes por turma, carga horária reduzida das disciplinas, tempo de atendimento escasso entre professor-aluno e questões afins. Sendo assim, qual alternativa correta pode sugerir algumas possibilidades de saída para a pedagoga Diná?
A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa.
Diná deve fortalecer com os docente a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no “[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber” (HOFFMANN, 1994, p. 57).
A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas vale dizer, a palavra final deve ser sempre da pedagoga.
Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora.
A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, afinal, o que deve ser mediado são os conteúdos que essa última instância coloca para os professores e estudantes.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.

(CEV-URCA - 2021 - Prefeitura de Crato - CE - Pedagogo) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
I. Explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que as segurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
II. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula. O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
III. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
IV. Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
V. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e avaliação que intimamente relacionada aos demais.
VI. Atualizar os conteúdos do plano sempre que for preciso, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados nas experiências do cotidiano.
VII. Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação, devem ser como guia de orientação e devem apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência, flexibilidade.
a) VII está incorreta.
b) II e VI estão incorretas.
c) V está incorreta.
d) Todas estão corretas.
e) I e V estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina