Logo Passei Direto
Buscar
Considere o excerto de texto:

Em 2008 foi aprovada, no Brasil, a Lei No 11.645. Ela alterou a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecia as diretrizes e bases da educação nacional, e incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História a Cultura Afro-brasileira e indígena”, inaugurando uma educação que tem como suporte uma perspectiva antirracista.

(Adaptado de RODRIGUES, R.C.; BARBALHO, A.A. A obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino: um estudo sobre a implementação da Lei No 11.645/2008 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia. Conhecer: Debate entre o público e o privado. V. 06, n. 17, 2016.
A respeito do que foi apresentado no excerto de texto, é correto afirmar que ele:
Alternativas
Alternativa 1:
contesta a importância de se discutir, na escola, as diferentes expressões socioculturais.

Alternativa 2:
desaprova que distintos grupos sociais conquistem e ocupem espaços sociopolíticos no Brasil.

Alternativa 3:
reconhece a importância da implantação de políticas que visam o reconhecimento dos direitos de gênero e classe.

Alternativa 4:
admite que a luta pelo reconhecimento das diferentes identidades étnicas e culturais é importante, mas não se faz no espaço escolar.

Alternativa 5:
demonstra a necessidade da realização de discussões para a implementação de políticas públicas que correspondam às demandas de direitos sociais específicos.
User badge image
Izabella Abreu Maia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas em relação ao excerto apresentado, que fala sobre a Lei No 11.645/2008 e a inclusão da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena" no currículo escolar, enfatizando uma perspectiva antirracista. 1. Alternativa 1: contesta a importância de se discutir, na escola, as diferentes expressões socioculturais. - Esta alternativa é incorreta, pois o excerto defende a discussão dessas expressões. 2. Alternativa 2: desaprova que distintos grupos sociais conquistem e ocupem espaços sociopolíticos no Brasil. - Esta alternativa também é incorreta, já que o texto não aborda desaprovação, mas sim a inclusão. 3. Alternativa 3: reconhece a importância da implantação de políticas que visam o reconhecimento dos direitos de gênero e classe. - Embora a inclusão de temas sociais seja importante, o excerto foca mais na questão étnica e cultural. 4. Alternativa 4: admite que a luta pelo reconhecimento das diferentes identidades étnicas e culturais é importante, mas não se faz no espaço escolar. - Esta alternativa é incorreta, pois o texto enfatiza a importância de discutir essas identidades no espaço escolar. 5. Alternativa 5: demonstra a necessidade da realização de discussões para a implementação de políticas públicas que correspondam às demandas de direitos sociais específicos. - Esta alternativa é a mais adequada, pois o excerto realmente aponta para a necessidade de discutir e implementar políticas que reconheçam e valorizem as identidades étnicas e culturais. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina