Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Na instituição bancária Só Dinheiro S.A. Amanda, analista de crédito, desentende-se com sua colega Jessica, atendente de caixa, e acaba por agredi-la fisicamente com um tapa no rosto, em frente ao gerente-geral da instituição. Em razão disso, a empresa dispensou as duas funcionárias, sendo a primeira por justa causa e a segunda não. Considerando que antes do ocorrido Jessica foi eleita como suplente a CIPA, Amanda está em seu 8º mês de gestação e que o Banco estava ciente dessas informações, indique a alternativa correta de acordo com a Constituição Federal e as Leis Trabalhistas:

A) Indevida a dispensa de ambas, pois a CLT e a CF garantem a estabilidade irrestrita de representante suplente de associação profissional e de gestante.
B) Apenas a dispensa de Jéssica é legal, pois suplente de associação profissional não goza de estabilidade.
C) A dispensa de ambas é legal, visto que Jéssica não goza de estabilidade como suplente e Amanda perde a sua por ter cometido falta grave ao agredir a colega, configurando a justa causa.
D) Indevida a dispensa de Jéssica, pois a CLT garante estabilidade ao suplente da CIPA e apenas a dispensa de Amanda é legal, pois perdeu a estabilidade em função de falta grave por agressão física.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas com base na legislação trabalhista e na Constituição Federal. A) Indevida a dispensa de ambas, pois a CLT e a CF garantem a estabilidade irrestrita de representante suplente de associação profissional e de gestante. - A estabilidade da gestante é garantida, mas a estabilidade do suplente da CIPA é limitada. Portanto, essa alternativa não é correta. B) Apenas a dispensa de Jéssica é legal, pois suplente de associação profissional não goza de estabilidade. - Jéssica, como suplente da CIPA, tem estabilidade, então essa alternativa também não é correta. C) A dispensa de ambas é legal, visto que Jéssica não goza de estabilidade como suplente e Amanda perde a sua por ter cometido falta grave ao agredir a colega, configurando a justa causa. - Jéssica, como suplente da CIPA, tem estabilidade, então essa alternativa não é correta. D) Indevida a dispensa de Jéssica, pois a CLT garante estabilidade ao suplente da CIPA e apenas a dispensa de Amanda é legal, pois perdeu a estabilidade em função de falta grave por agressão física. - Esta alternativa está correta, pois Jéssica tem estabilidade como suplente da CIPA e Amanda, ao cometer uma falta grave, perde sua estabilidade. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante do caso hipotético, marque a alternativa correta: A) O advogado quando preso em flagrante, independente do motivo, tem o direito de que a lavratura do auto de prisão em flagrante seja feita na presença de um representante da OAB. B) Antes da sentença condenatória transitada em julgada, o advogado tem o direito a ficar em prisão domiciliar, desde que o crime a que responda tenha ligação com o exercício da advocacia. C) O advogado tem direito a vista dos autos em andamento, ainda que sem procuração; se os autos estiverem arquivados, será exigida a procuração. D) É crime, tipificado no Estatuto da OAB, o desrespeito à prerrogativa de comunicação pessoal e reservada do advogado com seus clientes, quando estes estiverem presos, detidos ou recolhidos.

A) O advogado quando preso em flagrante, independente do motivo, tem o direito de que a lavratura do auto de prisão em flagrante seja feita na presença de um representante da OAB.
B) Antes da sentença condenatória transitada em julgada, o advogado tem o direito a ficar em prisão domiciliar, desde que o crime a que responda tenha ligação com o exercício da advocacia.
C) O advogado tem direito a vista dos autos em andamento, ainda que sem procuração; se os autos estiverem arquivados, será exigida a procuração.
D) É crime, tipificado no Estatuto da OAB, o desrespeito à prerrogativa de comunicação pessoal e reservada do advogado com seus clientes, quando estes estiverem presos, detidos ou recolhidos.

A respeito da conciliação e do exercício da advocacia, marque a alternativa correta: A) É papel do advogado prevenir sempre que possível a instauração de litígios, devendo estimular, a qualquer tempo, a conciliação no exercício das suas atividades. B) A conciliação deve ser estimulada pelo advogado no princípio da causa, não sendo recomendada a sua utilização posteriormente. Já que dificultaria o desempenho apropriado do instituto. C) Não há previsão legal com relação aos honorários do advogado que atua na conciliação de causas, sendo uma liberalidade entre advogado e cliente a fixação dos referidos valores. D) De acordo com o regramento legal, é prescindível a presença de advogado na audiência de mediação/conciliação, tornando-se necessária apenas quando uma das partes já estiver acompanhada de advogado.

A) É papel do advogado prevenir sempre que possível a instauração de litígios, devendo estimular, a qualquer tempo, a conciliação no exercício das suas atividades.
B) A conciliação deve ser estimulada pelo advogado no princípio da causa, não sendo recomendada a sua utilização posteriormente. Já que dificultaria o desempenho apropriado do instituto.
C) Não há previsão legal com relação aos honorários do advogado que atua na conciliação de causas, sendo uma liberalidade entre advogado e cliente a fixação dos referidos valores.
D) De acordo com o regramento legal, é prescindível a presença de advogado na audiência de mediação/conciliação, tornando-se necessária apenas quando uma das partes já estiver acompanhada de advogado.

De acordo com os casos narrados, assinale a afirmativa correta: A) Nos casos de Rafael e Jaqueline a reabilitação disciplinar se dará automaticamente após um ano do cumprimento da sanção. Já no caso de Dilson, após dois anos, será necessário requerer a reabilitação que será julgada pelo Conselho Seccional que aplicou a sanção. B) Todos poderão requerer a reabilitação após 2 anos do cumprimento da sanção, desde que apresentem prova de bom comportamento. Para tanto, deverão requerer a habilitação perante o Conselho Seccional em que possuem sua inscrição principal. C) Rafael e Jaqueline poderão requerer a reabilitação após um ano do cumprimento das sanções, mediante requerimento com a respectiva comprovação de bom comportamento. O pedido de reabilitação de Dilson, entretanto, dependerá da reabilitação criminal anterior. D) Todos poderão requerer a reabilitação após um ano, mediante provas de bom comportamento, independente da sanção disciplinar e se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.

A) Nos casos de Rafael e Jaqueline a reabilitação disciplinar se dará automaticamente após um ano do cumprimento da sanção. Já no caso de Dilson, após dois anos, será necessário requerer a reabilitação que será julgada pelo Conselho Seccional que aplicou a sanção.
B) Todos poderão requerer a reabilitação após 2 anos do cumprimento da sanção, desde que apresentem prova de bom comportamento. Para tanto, deverão requerer a habilitação perante o Conselho Seccional em que possuem sua inscrição principal.
C) Rafael e Jaqueline poderão requerer a reabilitação após um ano do cumprimento das sanções, mediante requerimento com a respectiva comprovação de bom comportamento. O pedido de reabilitação de Dilson, entretanto, dependerá da reabilitação criminal anterior.
D) Todos poderão requerer a reabilitação após um ano, mediante provas de bom comportamento, independente da sanção disciplinar e se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.

De acordo com o Estatuto da OAB, a atribuição da competência à seccional da Bahia está: A) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de advertência, em razão da menor gravidade da infração. B) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão. C) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito, exceto se a infração for cometida perante o Conselho Federal. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão. D) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de censura.

A) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de advertência, em razão da menor gravidade da infração.
B) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão.
C) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito, exceto se a infração for cometida perante o Conselho Federal. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão.
D) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de censura.

Mais conteúdos dessa disciplina