Buscar

o conhecimento tem limites...

Qual a Origem do conhecimento e qual o Objetivo do conhecimento?

uma pergunta me intriga...

o Conhecimento tem Limite?

Devemos levar em conta nossas limitações diante de tal orgumento ou simplesmente imaginar a mente como algo ilimitado e fazer usa dessa imaginação para no colocar-mos como desbravadores do impossivel?

💡 11 Respostas

User badge image

Alison Pacheco

A era moderna possibilitou uma grande "bum" de conhecimento, porém, por estes conhecimentos serem em diversas áreas científicas, fragmenta muito o conhecimento, o que invibialisa a visão do todo como busaca de reflexão filosófica. Os empiristas afirmam que o conhecimento surge com a relação dos "fenômenos/fatos" com os sentidos, que nós, relacionamos nossas experiências sensoriais e formamos assim, bancos de dados em nossa "mente", e acessamos sempre que preciso. Não da para dizer que há um limite no conhecimento, mas Wittgenstein acredita que os limites do nosso mundo são ditos pelos limites de nossa linguagem, deste modo não entendo haver um limite para o conhecimento, mas nós nos limitamos frente a ele.

3
Dislike0
User badge image

Danny Rodrigues

Se for na area da filosofia. A teoria do conhecimento é uma reflexão filosófica  com o objetivo  de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão  e o valor do conhecimento,buscando a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer. Às vezes o termo usado ainda como sinônimo  de epistemologia, o que não é exato, pois a mesma é mais ampla, abrangendo todo tipo de conhecimento, enquanto que a epistemologia limita-se ao estudo sistemático do conhecimento científico, sendo por isso mesmo chamada de filosofia da ciência.

2
Dislike0
User badge image

Bárbara Braz

Boa pergunta para uma boa reflexão. Poderemos olhar esta questão sob vários aspectos, na verdade. Mas penso que ora, se nós seres humanos, somos eres eternos e ilimitados, porque o conhecimento teria um limite? Veja que passamos vidas aprendendo e aprendendo, este é sempre o objetivo, mesmo nao sendo, a princpio, pela pessoa. Não adquirimos ou validamos uma verdade, mas a descobrimos porque antes nao sabemos. Portanto, embora refletir sob outros pontos de vista também seja válido, prefiro me ater a uma perspecetiva mais "espiritualista" da questão, afirmando que sim, o ser humano nao tem limites e o conhecimento é sempre uma descoberta com ou sem medida.  

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais