Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
No que se refere a processo legislativo, assinale a alternativa correta segundo previsão da CF

a) As leis delegadas podem tratar de matérias reservas à lei complementar.
b) Um projeto de lei que tratava da matéria X foi rejeitado. Nesse caso, essa mesma matéria X pode ser objeto de outro projeto de lei na mesma sessão legislativa, desde que proposta.
User badge image
Questões Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao processo legislativo segundo a Constituição Federal (CF): a) As leis delegadas podem tratar de matérias reservas à lei complementar. - Esta afirmação está incorreta, pois as leis delegadas não podem tratar de matérias que são reservadas à lei complementar. b) Um projeto de lei que tratava da matéria X foi rejeitado. Nesse caso, essa mesma matéria X pode ser objeto de outro projeto de lei na mesma sessão legislativa, desde que proposta. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição permite que uma nova proposta sobre a mesma matéria seja apresentada após a rejeição de um projeto anterior, desde que respeitadas as regras do processo legislativo. Portanto, a alternativa correta é: b) Um projeto de lei que tratava da matéria X foi rejeitado. Nesse caso, essa mesma matéria X pode ser objeto de outro projeto de lei na mesma sessão legislativa, desde que proposta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade de leis e atos normativos,

a) lei federal que condiciona a criação de associa- ções à prévia autorização da Administração pública, editada anteriormente à Constituição Federal, é com ela incompatível, podendo ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.
b) tratado internacional proibindo a prisão civil por dívida, que for aprovado em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, não tem hierarquia equivalente às emendas constitucionais, ingressando no ordenamento jurídico como norma infraconstitucional, mas supralegal, podendo ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade.
c) lei federal que determine o uso de algemas em todos os réus presos que compareçam a audiências judiciais é inconstitucional, podendo ser objeto de reclamação consti- tucional por violar súmula vinculante editada pelo STF.
d) o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalida- de em face de lei estadual, perante o Tribunal de Justiça do Estado, não impede que a mesma lei seja impugnada perante o Supremo Tribunal Federal, mediante a proposi- tura de ação direta de inconstitucionalidade.
e) acórdão do Tribunal de Justiça do Estado que julgue, por maioria simples de seus membros, improcedente ação direta de inconstitucionalidade contra ato normativo estadual, resulta na declaração de inconstitucionalidade da norma, com efeitos vinculantes e contra todos.

A polícia pode entrar em domicílio à noite sem o consentimento do morador, segundo a Constituição (CRFB), o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), se

A-fundadas razões, formalmente justificadas a posteriori, indicarem a ocorrência de crime permanente.
B-houver determinação judicial de prisão do morador.
C-passadas as 18 horas, o crepúsculo ainda não tiver acontecido, em virtude do horário de verão.
D-o morador não reivindicar verbalmente a inviolabilidade do domicílio ou estiver em um quarto de hotel.
E-a intuição da autoridade policial apontar para possível ocorrência de tráfico de drogas no interior da residência, o que configura flagrante delito.

Mais conteúdos dessa disciplina